.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1486

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



11/11/2021



NOTA DE PESAR
Ricardo Feltre (1928 – 2021)


Ricardo Feltre (1928 – 2021)
Foto: PUBLISHNEWS

É com muita tristeza e consternação que a Divisão de Ensino, a Diretoria e o Conselho Consultivo da Sociedade Brasileira de Química lamentam o falecimento do Professor Ricardo Feltre.

Feltre, como era mais conhecido no meio editorial, foi autor de diversos livros didáticos voltados para o nível médio e superior de ensino e fundou a Editora Moderna. Em períodos nos quais havia poucos livros didáticos no mercado editorial brasileiro, suas obras eram amplamente utilizadas e adotadas por professores e estudantes de diversos níveis de ensino. Na década de 1970, sua coleção de quatro volumes voltados ao ensino de Química era, provavelmente, a mais conhecida pelos docentes do atual Ensino Médio, tendo disseminado o estudo dos modelos atômicos neste nível de ensino devido ao primeiro volume dessa coleção chamado "ATOMÍSTICA". Foi, também, professor de Química Orgânica para alunos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, tendo sido incorporado ao IQ–USP, em regime de tempo parcial, quando de sua fundação em 1970. Sempre foi um colega que a todos tratava com cordial respeito e urbanidade.

Como sócio nº 307 da Sociedade Brasileira de Química, era frequentador assíduo das reuniões anuais e, nelas, das sessões coordenadas e de painéis da Divisão de Ensino de Química. Compareceu às reuniões anuais da SBQ até 2017, participando inclusive do Congresso da IUPAC 2017 no Brasil, promovido pela SBQ. A presença dele e de sua esposa fazem parte da história das reuniões anuais da SBQ. Em 1995, quando do lançamento da revista Química Nova na Escola, o Professor Feltre franqueou espontânea e gratuitamente o uso do mailing da Editora Moderna para o envio da revista aos professores de Química.

Em diversas ocasiões, não somente nas Reuniões Anuais, mas também nos Encontros Nacionais de Ensino de Química, era comum vê-lo apreciar trabalhos orais ou em pôsteres em que se apresentavam resultados de estudos sobre livros didáticos que apresentavam críticas a alguns aspectos de suas obras, no que se referia a sua perspectiva didática. Ele, pacientemente ouvia, anotava e utilizava as discussões em suas novas obras. Não à toa, suas obras estavam presentes em quase todos os editais do Programa Nacional do Livro Didático, sendo inclusive, na maioria das vezes, aprovadas. Sua editora passou a publicar, também, livros de novos autores no campo da Química e de outras áreas do conhecimento. Sempre contribuiu com a doação de coleções de livros para sorteio entre os presentes nos encontros de ensino.

A SBQ saúda o legado e reitera o respeito e admiração pela contribuição intelectual do Professor Ricardo Feltre para o sistema de ensino brasileiro.


São Paulo, 10 de novembro de 2021.








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299