.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1488

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



02/12/2021



Assinado acordo de colaboração química com a ACS


Durante a 44ª Reunião Anual da SBQ, no dia 23 de novembro de 2021, ao final da sessão especial ACS-SBQ de outorga do Prêmio ACS-SBQ Mulheres Brasileiras na Química 2021, foi assinado, em sessão virtual, um Acordo de Colaboração Química entre a SBQ e a ACS – American Chemical Society, com validade por cinco anos.

Este acordo prevê a colaboração em diferentes áreas, tendo como foco os objetivos de desenvolvimento sustentável 2030 da ONU:
(a) realização de programações e eventos em tópicos como química verde, química ambiental, energia limpa, mudanças climáticas e inovação;
(b) desenvolvimento de eventos educacionais e voltados ao mercado de trabalho, de interesse de estudantes e químicos em início de carreira, levando em conta diversidade, inclusão e outros fatores relevantes;
(c) possíveis benefícios mútuos para seus associados, como auxílios para participação em eventos e minicursos;
(d) promoção da Química, dando continuidade à tradução para o Português e divulgação digital de matérias selecionadas produzidas pela revista Chemical & Engineering News, bem como à promoção, organização e concessão conjunta do Prêmio ACS-SBQ Mulheres Brasileiras na Química, com o envolvimento do Núcleo Mulheres SBQ. Nesta área, foram assinados termos aditivos específicos ao acordo.

As negociações desse acordo de colaboração química foram iniciadas durante a presidência 2018-2020 do professor Norberto Peporini Lopes, mas foram interrompidas de modo intempestivo pela pandemia de Covid-19. Retomadas neste ano, permitiram a assinatura online pelo presidente da ACS 2021, H. N. Chen, e o presidente da SBQ 2020-2022, Romeu C. Rocha Filho.

Segundo o professor Romeu, "foi uma enorme satisfação poder renovar mais uma vez a longa, frutífera parceria com a ACS, iniciada em 1994, com a assinatura de um acordo de colaboração negociado durante uma visita minha, de uma semana, à sede da ACS em Washington, como secretário geral da SBQ e convidado pela ACS. Na ocasião, o acordo foi assinado pelos professores Marco Aurelio De Paoli, presidente da SBQ 1992-1994, e Ned D. Heindel, presidente da ACS 1994".


Fonte: SBQ








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299