.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1489

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



09/12/2021



JP Conecta 15

'Na iniciação científica eu percebi que qualquer pessoa pode se tornar cientista'


Conheça a história de Carolina Ligiero e Fábio Delolo, vencedores do 1º Prêmio Jovem Pesquisador organizado pela JP-SBQ com a Royal Society of Chemistry

A história de Carolina Ligiero com a química começa em Itaperuna, cidade de aproximadamente 100 mil habitantes situada no norte do estado do Rio de Janeiro. Foi lá que passou em um concurso para a Caixa Econômica Federal e começou a trabalhar na mesma época que prestou vestibular para Química na Universidade Estadual do Norte Fluminense.

"Eu não tinha muita ideia de como era um curso de química, e quando vi como funcionava a iniciação científica, me encantei. Percebi naquele momento que qualquer pessoa poderia se tornar cientista. Então larguei meu emprego na Caixa e comecei a fazer pesquisa", conta a pesquisadora, hoje em pós-doutorado na UFRJ. "Participei de vários projetos, um deles sobre a semissíntese de uma molécula do jatobá."

Carolina precisou interromper sua carreira na pesquisa por algum tempo durante o doutorado na Unicamp. Mas não perdeu o espírito cientista. "Depois que retornei, concluí meu doutorado, depois já fiz dois pós-docs (um ligado à química do arsênio, e outro ligado ao SARS-CoV-2) e vou começar o terceiro agora em 2022", conta.

Ela resolveu se inscrever no Prêmio Jovem Pesquisador ao conhecer as regras e constatar que poderia utilizar o valor ganho para contratar um aluno de iniciação científica. "Mesmo tendo terminado meu pós-doc agora, ligado ao projeto que apresentei na RASBQ, espero poder colocar um aluno neste projeto", reflete. Seu próximo desafio é um projeto ligado a biorefinarias.

"A Carolina é uma pesquisadora que agarra o touro à unha. Onde ela vê um problema, dá um jeito de ir ajudar", avalia Elizabeth Magalhães, gerente geral da RSC no Brasil.

O projeto apresentado por Carolina na 44ª RASBQ, foi: Desenvolvimento de um método detecção rápida de SARS-CoV-2 usando a técnica de espalhamento de luz dinâmico (DLS) e nanopartículas de ouro bioconjugadas, coordenado pela professora Célia Machado Ronconi no departamento de Química Inorgânica da Universidade Federal Fluminense.

A história de Fábio Delolo também começa em uma cidade do interior. No seu caso Araras, aproximadamente 130 mil habitantes, localizada entre Campinas e São Carlos, polos universitários no interior paulista. Foi lá que Delolo concluiu o ensino médio como técnico em química. "Desde cedo comecei a trabalhar em laboratórios, e já na minha graduação na UFSCar tive uma experiência de intercâmbio sanduíche com a Universidade de Glasgow", conta.

No mestrado na UFMG, Delolo encontrou na catálise a união de suas duas paixões: a síntese orgânica e a química inorgânica. Ele seguiu na mesma linha – catálise homogênea - no doutorado, quando teve outra oportunidade internacional de intercâmbio, desta vez na Alemanha. Agora, aguarda a definição de um pós-doutorado para o qual já foi aceito, na modalidade PDEE do Programa CAPES-Print, que tem como objetivo incentivar a atração de pesquisadores doutores com experiência no exterior para atuar na UFMG.

"Eu sigo a SBQ nas redes sociais e me interessei pelo Prêmio Jovem Pesquisador quando vi como o dinheiro poderia ser usado", afirma Delolo. Na categoria 1, em que ganhou, o prêmio pode ser usado para financiar a participação em congressos científicos internacionais. "Estou de olho no Simpósio Internacional de Catálise Homogênea ou no Congresso Mundial de Química, da IUPAC", declara.

O trabalho que Delolo apresentou na RASBQ foi desenvolvido com a parceria entre a UFMG e o LIKAT (Leibniz Institute for Catalysis), onde fez o doutorado sanduiche. "Nós buscamos desenvolver processos de carbonilação utilizando metais não nobres, ou seja, mais abundantes e consequentemente, mais baratos", explica.

"As histórias de Fábio e Carolina mostram como esse prêmio é importante, sobretudo neste momento em que faltam recursos a muitos grupos de pesquisa no País", afirma o pesquisador Alan Pilon, membro do comitê JP-SBQ.

A íntegra da conversa está disponível neste link: https://anchor.fm/sbqast/episodes/JP-Conecta-15---Na-iniciao-cientfica-eu-percebi-que-qualquer-pessoa-pode-se-tornar-cientista-e1bfkva


Texto: Mario Henrique Viana (Assessoria de Imprensa da SBQ)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299