16/12/2021
Coluna "Onde elas estão?" para o Boletim da Sociedade Brasileira de QuÃmica
Uma iniciativa do Núcleo Mulheres SBQ
Onde estão as mulheres cientistas no Brasil? Essa pergunta é frequente e sim, precisamos nos conhecer mais e promover maior divulgação das cientistas brasileiras que temos. Assim, o Núcleo Mulheres SBQ criou a "Onde elas estão?", uma coluna quinzenal no Boletim da SBQ. O objetivo é criar um espaço de destaque que apresente uma mulher cientista, sócia da SBQ, no formato "bate e volta" (sucinto). Esperamos criar um portfólio de vários perfis das cientistas brasileiras.
Conheça a Denise Brentan da Silva, mãe do Otto (2 anos), professora e pesquisadora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição (FACFAN) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e coordenadora do Laboratório de Produtos Naturais e Espectrometria de Massas (LaPNEM). É membro afiliada da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e representante regional Centro-Oeste da Sociedade Brasileira de Farmacognosia. Recebeu o Prêmio Prof. Otto Richard Gottlieb - Jovem Talento pela Sociedade Brasileira de QuÃmica em 2015. Atua nas áreas de quÃmica de produtos naturais, espectrometria de massas e metabolômica, envolvendo estudos com plantas, animais e microrganismos.
|
Nome: Denise Brentan da Silva
Quanto tempo que é professora/cientista contratada na universidade: 6 anos
Onde faz ciência: Laboratório de Produtos Naturais e Espectrometria de Massas (LAPNEM) / Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
Um(a) cientista: Maria Auxiliadora Coelho Kaplan
Uma molécula/reação: Vicenina-2, um flavonoide incrÃvel que forma uma barreira de proteção contra raios UV em algumas plantas
Maior conquista na carreira até o momento: Inspirar e motivar diariamente os jovens que serão o futuro do paÃs
Maior desafio na carreira: Conciliar maternidade e a carreia. Precisamos de apoio nessa etapa das nossas vidas!
Aonde quer chegar: Ser cada vez mais reconhecida pela minha pesquisa e impactar profundamente a sociedade, ciência e desenvolvimento
O que não pode faltar no laboratório: Bom humor, café e boas coletas de campo
Congresso que mais frequenta: Brazilian Conference on Natural Products (BCNP)
Nas horas vagas...: Me divirto com meu filho e marido, leio e gosto de reunir com amigos e jogar conversa fora.
Uma leitura recomendada (artigo/livro ou afim): Para esses tempos de negacionismos “O mundo assombrado pelos demônios” de Carl Sagan.
Relação com a SBQ: Sócia desde 2004; apresentei vários trabalhos desde a minha iniciação cientÃfica, o que me fez despertar ainda mais para a ciência.
Uma frase: “Cada planta tem centenas de substâncias, e uma delas pode ser mais importante que uma galáxia.” (Otto Gottlieb)
Fonte: Núcleo Mulheres SBQ
|