13/01/2022
Coluna "Onde elas estão?" para o Boletim da Sociedade Brasileira de QuÃmica
Uma iniciativa do Núcleo Mulheres SBQ
Onde estão as mulheres cientistas no Brasil? Essa pergunta é frequente e sim, precisamos nos conhecer mais e promover maior divulgação das cientistas brasileiras que temos. Assim, o Núcleo Mulheres SBQ criou a "Onde elas estão?", uma coluna quinzenal no Boletim da SBQ. O objetivo é criar um espaço de destaque que apresente uma mulher cientista, sócia da SBQ, no formato "bate e volta" (sucinto). Esperamos criar um portfólio de vários perfis das cientistas brasileiras.
Conheça a Luana Forezi, professora e pesquisadora do Departamento de QuÃmica Orgânica da Universidade Federal Fluminense. Graduada em QuÃmica pela Universidade Federal de Juiz de Fora em 2008. Concluiu o mestrado em 2011 e o doutorado em 2014 na Universidade Federal Fluminense. O Doutorado teve um perÃodo SanduÃche realizado na Universidade de Aveiro, Portugal. Foi professora no Instituto Federal do Rio Janeiro (2017-2019), onde pode conhecer uma realidade bem diferente da Universidade. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de QuÃmica Orgânica da Universidade Federal Fluminense e tornou-se Jovem Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ em 2021. Os principais interesses têm sido na área de QuÃmica, com ênfase em SÃntese Orgânica. Acredita em um mundo em que a raça e o gênero dominante sejam a igualdade e o respeito.
|
Nome: Luana da Silva Magalhães Forezi
Quanto tempo que é professora/cientista contratada na universidade: 1 ano (UFF)
Onde faz ciência: Laboratório de SÃntese Orgânica Aplicada (LabSOA) no Instituto de QuÃmica da UFF
Um(a) cientista: Para sempre Marie Curie
Uma molécula/reação: “Click” Chemistry
Maior conquista na carreira até o momento: Me tornei Jovem Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ com 8 meses de contratada na UFF. Para mim foi uma grande realização.
Maior desafio na carreira: Me fazer ser ouvida. Fica muito difÃcil fazer ciência dessa forma. Espero que isso mude um dia.
Onde quer chegar: Quero chegar cada vez mais longe. Sempre busco novos desafios.
O que não pode faltar no laboratório: Ética profissional, parceria, curiosidade, inspiração, entusiasmo e financiamento.
Nas horas vagas...: gosto muito de viajar e assistir filmes/séries em casa. No momento, tenho me dedicado a planejar a chegada do meu primeiro filho, Miguel.
Uma leitura recomendada (artigo/livro ou afim): Galileu e os Negadores da Ciência (Mário Livio)
Relação com a SBQ: Frequentadora e sócia desde 2006, quando comecei a iniciação cientÃfica na UFJF.
Uma frase: "Cada pessoa deve trabalhar para o seu aperfeiçoamento e, ao mesmo tempo, participar da responsabilidade coletiva por toda a humanidade." (Marie Curie)
Fonte: Núcleo Mulheres SBQ
|