.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1494

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



27/01/2022



Coluna "Onde elas estão?" para o Boletim da Sociedade Brasileira de Química


Uma iniciativa do Núcleo Mulheres SBQ

Onde estão as mulheres cientistas no Brasil? Essa pergunta é frequente e sim, precisamos nos conhecer mais e promover maior divulgação das cientistas brasileiras que temos. Assim, o Núcleo Mulheres SBQ criou a "Onde elas estão?", uma coluna quinzenal no Boletim da SBQ. O objetivo é criar um espaço de destaque que apresente uma mulher cientista, sócia da SBQ, no formato "bate e volta" (sucinto). Esperamos criar um portfólio de vários perfis das cientistas brasileiras.

Conheça a Naomi Kato Simas, professora e pesquisadora do Departamento de Produto Naturais e Alimentos – Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Sou filha de agricultores, imigrantes japoneses, nascida em Monte Alegre-Pará, município localizado no noroeste do Pará à margem esquerda do rio Amazonas. Da imersão à mata amazônica veio a minha paixão por produtos naturais e do lamento em ver tanta indisponibilidade de medicamentos naquela região, veio a minha vontade em cursar farmácia. Tão logo que pude me reconhecer na química orgânica, iniciei a minha iniciação científica em química de produtos naturais e estou até hoje nesta caminhada, sonhada desde a minha infância.



Nome: Naomi Kato Simas

Idade: 49

Quanto tempo que é professora/cientista contratada na universidade: desde 2010

Onde faz ciência: Produtos Naturais e Sustentabilidade Ambiental/Laboratório de Produtos Naturais e Ensaios biológicos/Faculdade de Farmácia -UFRJ

Um(a) cientista: Marie Curie

Uma molécula/reação: transaminação de aminoácidos via PLP

Maior conquista na carreira até o momento: ter alunos, tanto de pós como de graduação, satisfeitos pelo que tenho feito como professora/pesquisadora.

Maior desafio na carreira: ocupar cargos administrativos dentro da faculdade e paralelamente tentar manter a pesquisa em andamento.

Aonde quer chegar: sou grata pela oportunidade que o ensino público me proporcionou. Por isso, quero vir a ser útil para a sociedade dando o melhor de mim como servidora pública.

O que não pode faltar no laboratório: criatividade, amizade e respeito.

Congresso que mais frequenta: o da SBQ

Nas horas vagas...: gosto de cuidar do meu canto e entrar em contato com a mãe natureza.

Uma leitura recomendada (artigo/livro ou afim): O Velho e o Mar (Ernest Hemingway), A revolução dos bichos (George Orwell)

Relação com a SBQ: relação vem desde que entrei na pós (1996) e daí não parou mais.

Uma frase: Nada na vida deve ser temido, somente compreendido. Agora é hora de compreender mais para temer menos” (Marie Curie)


Fonte: Núcleo Mulheres SBQ








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299