10/02/2022
Coluna "Onde elas estão?" para o Boletim da Sociedade Brasileira de QuÃmica
Uma iniciativa do Núcleo Mulheres SBQ
Onde estão as mulheres cientistas no Brasil? Essa pergunta é frequente e sim, precisamos nos conhecer mais e promover maior divulgação das cientistas brasileiras que temos. Assim, o Núcleo Mulheres SBQ criou a "Onde elas estão?", uma coluna quinzenal no Boletim da SBQ. O objetivo é criar um espaço de destaque que apresente uma mulher cientista, sócia da SBQ, no formato "bate e volta" (sucinto). Esperamos criar um portfólio de vários perfis das cientistas brasileiras.
Nome: Camilla D Buarque
Quanto tempo que é professora/cientista contratada na universidade: 10 anos
Onde faz ciência: LabSint, PUC-Rio
Um(a) cientista: Katalin Karicó, Jennifer Doudna, Emmanuelle Charpentier
Uma molécula/reação: São 3 moléculas: tezacaftor, elexacaftor and ivacaftor (fazem parte do medicamento Trikafta)
Maior conquista na carreira até o momento: Atrair alunos para a sÃntese orgânica. Ter descoberto compostos ativos para a fibrose cÃstica (ainda não publicado/patenteado), doença genética do meu filho.
Maior desafio na carreira: Conciliar maternidade com carreira, fazer ciência em momentos sombrios, administrar conflitos no departamento e no laboratório.
Aonde quer chegar: Fazer diferença para a sociedade e para a sÃntese orgânica. Ter algum composto sendo estudado em fase clÃnica. Contribuir para meio ambiente.
O que não pode faltar no laboratório: Entusiasmo, curiosidade, amor, gentileza, ética e recursos financeiros.
Congresso que mais frequenta: RASBQ
Nas horas vagas...: Sair ou receber amigos em casa, curtir a natureza e passear com a famÃlia, comer bem, vinho, bicicleta, filmes e séries, bons livros.
Uma leitura recomendada: 21 lições para o século XXI, Yuval Noah Harari e meus artigos publicados
Relação com a SBQ: Participo da SBQ desde que sou aluna de iniciação cientÃfica. Membro da Divisão de QuÃmica Orgânica (DQO)
Uma frase: "É preciso ter o caos dentro de si para gerar uma estrela dançante." Friedrich Nietzsche
Fonte: Núcleo Mulheres SBQ
|