.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1496

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



10/02/2022



Presidência da CAPES responde moção aprovada pela Assembleia Geral Ordinária da SBQ de 2021


Conforme foi divulgado neste Boletim em 02/12/21 (BESBQ nº 1488), durante a Assembleia Geral Ordinária da SBQ de 2021 foi aprovada uma moção em defesa da pós-graduação e do processo de avaliação da CAPES, na qual se apelava "às autoridades nacionais e estaduais para que ajam em defesa da autonomia da CAPES e de seu sistema de avaliação dos programas de pós-graduação (PPG).

Que ajam em defesa da recomposição do orçamento da CAPES e do reajuste das bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado, visando minimamente a recomposição das perdas acumuladas pela inflação do período de 2013-2021. A SBQ entende que tais defesas são essenciais ao fortalecimento da pós-graduação brasileira e, portanto, da ciência nacional e das atividades de pesquisa científica desenvolvidas no Brasil. Afinal, não há soberania e independência tecnológica sem um sistema forte de pós-graduação".

Recentemente, no dia 3 de fevereiro, a SBQ recebeu ofício em resposta da presidente da CAPES, Cláudia Mansani Queda de Toledo, a esta moção. No ofício, a presidente afirma que não houve redução do número de bolsas, tendo sido mantido o mesmo nível de investimento, com redistribuição das bolsas entre os programas de pós-graduação. Afirma ainda que a CAPES tem envidado esforços para cumprir o novo calendário da Avaliação Quadrienal 2027-2020 e que o reajuste das bolsas é pauta prioritária para a fundação.

Cópia do ofício da presidência da CAPES pode ser baixada neste link.


Fonte: SBQ








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299