.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1497

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



17/02/2022



Tabela Periódica dos Elementos, versão 2022, já disponível para download


A partir de hoje, a versão atualizada, 2022, da Tabela Periódica dos Elementos está disponível para download. Esta versão específica da tabela periódica, mais simples*, foi lançada pela SBQ, em novembro de 2019, como parte das comemorações do Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos – IYTP 2019.

Nessa tabela periódica são disponibilizados os seguintes dados sobre os 118 elementos químicos oficialmente reconhecidos pela IUPAC – União Internacional de Química Pura e Aplicada: número atômico, nome, símbolo e, se pertinente, peso atômico padrão (ou peso atômico convencional, para elementos cujos pesos atômicos padrão são expressos como um intervalo). Na tabela também está indicado o estado físico da substância simples mais estável do elemento ou se este é um elemento sintético. Os valores dos pesos atômicos são informados com no máximo cinco algarismos significativos, tendo incerteza de ±1, exceto quando indicada entre parênteses.

Esta é a primeira vez que dados dessa tabela são revistos, especificamente os pesos atômicos do háfnio (número atômico 72) e do chumbo (número atômico 82), atualizados nos últimos dois anos pela Comissão sobre Abundâncias Isotópicas e Pesos Atômicos – CIAAW, da IUPAC. No caso do háfnio, em dezembro de 2019, a CIAAW recomendou um valor mais preciso, de 178,486 ± 0,006 (em substituição ao valor de 178,49 ± 0,02); por isso, na Tabela Periódica dos Elementos o valor passou a ser 178,49, em vez de 178,49(2). Por outro lado, em maio de 2021, a CIAAW recomendou que o peso atômico do chumbo passasse a ser expresso como um intervalo, [206,14, 207,94] (em substituição ao valor 207,2 ± 0,1); por isso, na Tabela Periódica dos Elementos o valor passou a ser o do peso atômico convencional, 207,2 (segundo a CIAAW, este valor é 207,2 ± 1,1, para chumbo comum com uma incerteza simétrica correspondente a materiais normais). A adoção de um intervalo para o valor do peso atômico padrão do chumbo reflete ocorrência comum de variações nos pesos atômicos do chumbo em materiais terrestres normais. Atualmente, outros 13 elementos também têm seus pesos atômicos padrão expressos como um intervalo: hidrogênio, lítio, boro, carbono, nitrogênio, oxigênio, magnésio, silício, enxofre, cloro, argônio, bromo e tálio.

A Tabela Periódica dos Elementos é um serviço da SBQ à sociedade brasileira, atendendo, em especial, um anseio de alunos e professores por uma tabela periódica gratuita, atual e confiável. Ela é disponibilizada em formato pdf de alta resolução, de modo que qualquer interessado possa imprimi-la no tamanho que desejar, mas com o compromisso de não alterar em nada o seu conteúdo.

Link para download da Tabela Periódica dos Elementos


* Uma tabela periódica repleta de informações, impressa frente e verso, em tamanho A4 (29,7 cm x 21,0 cm), também publicada pela SBQ, pode ser adquirida aqui.


Romeu C. Rocha Filho
Presidente da SBQ








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299