.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1498

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



24/02/2022



Webinários SBQ: QUÍMICA E SUSTENTABILIDADE: UMA VISÃO DESDE A QUÍMICA ORGÂNICA SINTÉTICA


Arlene Gonçalves Corrêa
Docente da UFSCar
Diretora do CERSusChem

Moderação:
Giovanni Wilson Amarante
Docente da UFJF
Diretor da Divisão de Química Orgânica da SBQ

10 de março – 11:00 – youtu.be/QddTFUcQ_EI

Resumo:
Química e Sustentabilidade: Uma Visão Desde a Química Orgânica Sintética
A síntese orgânica tem um papel primordial na descoberta, no desenvolvimento e na produção de fármacos. A indústria farmacêutica, quando comparada às indústrias petroquímica e de química fina, é a que mais produz resíduos. Os solventes representam mais de 80% da matéria-prima e consomem cerca de 60% de toda a energia necessária para produzir os Ingredientes Farmacêuticos Ativos, e a sua remoção é responsável por 50% do total de pós-tratamentos para evitar emissões de gases de efeito estufa. Neste webinário serão discutidas as contribuições da Síntese Orgânica no desenvolvimento de métodos mais verdes e sustentáveis para a produção de fármacos.

Sobre a conferencista:
Arlene Gonçalves Corrêa é professora titular do Departamento de Química da UFSCar, onde dirige o CERSusChem – Centro de Excelência para Pesquisa em Química Sustentável. Toda a sua formação acadêmica (bacharelado, mestrado e doutorado) ocorreu na UFSCar, com estágio de doutorado-sanduíche na Universidade Joseph Fourier de Grenoble (França). Posteriormente, fez estágio de pós-doutorado na Universidade Stanford (EUA). Tem experiência na área de Síntese Orgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: síntese de produtos naturais bioativos, química combinatória, química verde e ecologia química. Publicou mais de 120 artigos e cinco livros, entre eles Química Orgânica Experimental: Uma Abordagem de Química Verde, em coautoria com Kleber T. Oliveira, Márcio W. Paixão e Timothy J. Brocksom (Elsevier Campus, 2016). Mais informações em seu Currículo Lattes.

 

A captação e transmissão deste webinário conta com o apoio do JP-SBQ – Comitê Jovens Pesquisadores da SBQ.
A divulgação do webinário tem o apoio da ABIQUIM – Associação Brasileira da Indústria Química e do JP-SBQ.

 

Os Webinários SBQ constituem uma das frentes do Movimento Química Pós 2022 – Sustentabilidade e Soberania (MQP2022), cujo objetivo é a promoção de reflexões sobre como a Química pode contribuir para a sustentabilidade e a soberania do Brasil. Mais detalhes no site do MQP2022.
Os vídeos dos webinários anteriores estão disponíveis na área da SBQ no YouTube:
Contribuições da Química para o desenvolvimento sustentável: uma visão desde a IUPAC – Christopher Brett (presidente da IUPAC)
Chemistry for a sustainable world – Tom Welton (presidente da Royal Society of Chemistry)
Green chemistry: the missing elements – John C. Warner (vice-presidente sênior de Química, Zymergen Exploration and Discovery)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299