.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1498

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



23/02/2022



Coluna "Onde elas estão?" para o Boletim da Sociedade Brasileira de Química


Uma iniciativa do Núcleo Mulheres SBQ

Onde estão as mulheres cientistas no Brasil? Essa pergunta é frequente e sim, precisamos nos conhecer mais e promover maior divulgação das cientistas brasileiras que temos. Assim, o Núcleo Mulheres SBQ criou a "Onde elas estão?", uma coluna quinzenal no Boletim da SBQ. O objetivo é criar um espaço de destaque que apresente uma mulher cientista, sócia da SBQ, no formato "bate e volta" (sucinto). Esperamos criar um portfólio de vários perfis das cientistas brasileiras.

Conheça a Ana Percebom, professora e pesquisadora do Departamento de Química da PUC-Rio, Jovem Cientista do Nosso Estado e Jovem Pesquisadora Fluminense pela FAPERJ. Seu lema é levar a Ciência para fora dos muros da universidade. Sua pesquisa em físico-química de coloides visa a compreensão de fenômenos para aplicá-los em diversas áreas, como: cosméticos, diagnósticos, petróleo e catálise. Esta combinação da Ciência Básica com a Ciência Aplicada tem possibilitado a realização de diversas parcerias e projetos com a indústria. Também coordena um trabalho de divulgação científica e um projeto de extensão em Química de Cosméticos.



Nome:  Ana Maria Percebom

Idade: 36 anos

Quanto tempo que é professora/cientista contratada na universidade: 6 anos

Onde faz ciência: Laboratório de Macromoléculas e Nanopartículas – M&N Lab

Um(a) cientista: Marie Curie – sei que é clichê, mas ela é demais!

Uma molécula/reação: as moléculas de surfactante, porque interagem bem com todo mundo (polares e apolares) e ainda “trabalham em grupo” para formar estruturas incríveis como as micelas e os cristais-líquidos.

Maior conquista na carreira até o momento: Ter sido a primeira mulher contemplada com o Prêmio Hans Viertler para jovens pesquisadores

Maior desafio na carreira: renunciar a questões pessoais, ao decidir morar longe do meu esposo para me tornar pesquisadora.

Aonde quer chegar: quero que meu trabalho de pesquisa, ensino e divulgação científica tenha um impacto positivo cada vez maior para a sociedade.

O que não pode faltar no laboratório: curiosidade e cabeça aberta para avaliar os resultados com imparcialidade.

Congresso que mais frequenta: Reunião Anual da SBQ

Nas horas vagas...: leio e passeio ao ar livre, mas sempre tentando ver como a química está em tudo.

Uma leitura recomendada (artigo/livro ou afim): @macro.nano.lab no Instagram, onde fazemos divulgação científica para mais de 14k seguidores.

Relação com a SBQ: a reunião anual da SBQ foi o primeiro congresso científico que participei na vida, quando ainda IC, e tento participar sempre que posso. Já apresentei pôster, sessão coordenada e até ministrei minicurso.

Uma frase: A Química transforma a matéria, e compreendê-la transforma a sua vida. (Ana Percebom)


Fonte: Núcleo Mulheres SBQ








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299