.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1502

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



24/03/2022



Coluna "Onde elas estão?" para o Boletim da Sociedade Brasileira de Química


Uma iniciativa do Núcleo Mulheres SBQ

Onde estão as mulheres cientistas no Brasil? Essa pergunta é frequente e sim, precisamos nos conhecer mais e promover maior divulgação das cientistas brasileiras que temos. Assim, o Núcleo Mulheres SBQ criou a "Onde elas estão?", uma coluna quinzenal no Boletim da SBQ. O objetivo é criar um espaço de destaque que apresente uma mulher cientista, sócia da SBQ, no formato "bate e volta" (sucinto). Esperamos criar um portfólio de vários perfis das cientistas brasileiras.

Conheça a Jadriane de Almeida Xavier, professora e pesquisadora do Instituto de Química e Biotecnologia da Universidade Federal de Alagoas. Graduada em Química bacharelado (2015) e licenciatura (2015), com mestrado (2015) e doutorado (2018) na área de Química Orgânica pelo Programa de Pós-graduação em Química e Biotecnologia da UFAL. Foi professora de Química do ensino médio pela Secretaria de Educação do Estado de Alagoas (2016-2018), onde pode compreender que mesmo sem a estrutura ideal é possível proporcionar um ensino de qualidade. Coordenou o projeto de extensão "Eliminando a ideia de lixo, superando o desperdício", que ganhou o 2° lugar em um concurso internacional de divulgação sobre reciclagem em uma campanha elaborada pela Terracycle. Atua principalmente na área de química dos produtos naturais, estresse oxidativo e estresse carbonílico.



Nome: Jadriane de Almeida Xavier

Idade: 33 anos

Quanto tempo que é professora/cientista contratada na universidade:
3 anos e meio

Onde faz ciência: Laboratório de Eletroquímica e Estresse Oxidativo (LEOO), no Instituto de Química e Biotecnologia (IQB) da UFAL.

Um(a) cientista: Marília Oliveira Fonseca Goulart

Uma molécula/reação: O2

Maior conquista na carreira até o momento: Ser professora e poder fazer a diferença na formação de meus alunos e orientandos.

Maior desafio na carreira: Continuar fazendo pesquisa de qualidade mesmo com a falta de recursos que a ciência brasileira vem sofrendo.

Onde quer chegar: Quero aprender sempre, superar desafios, inspirar pessoas e atingir a sociedade com minhas pesquisas.

O que não pode faltar no laboratório: Motivação, aprendizagem, colaboração, ética, comprometimento, financiamento e é claro café!

Congresso que mais frequenta: RASBQ

Nas horas vagas...: Curto minha família, descanso para renovar as energias, vou a lugares tranquilos, assisto filmes/séries.

Uma leitura recomendada (artigo/livro ou afim): O mundo de Sofia.

Relação com a SBQ: Meu primeiro congresso foi em uma RASBQ, quando eu ainda era aluna de iniciação científica e desde então tive trabalhos apresentados nas reuniões.

Uma frase: “Seja menos curioso sobre as pessoas e mais curioso sobre ideias” (Marie Curie)


Fonte: Núcleo Mulheres SBQ








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299