24/03/2022
Coluna "Onde elas estão?" para o Boletim da Sociedade Brasileira de QuÃmica
Uma iniciativa do Núcleo Mulheres SBQ
Onde estão as mulheres cientistas no Brasil? Essa pergunta é frequente e sim, precisamos nos conhecer mais e promover maior divulgação das cientistas brasileiras que temos. Assim, o Núcleo Mulheres SBQ criou a "Onde elas estão?", uma coluna quinzenal no Boletim da SBQ. O objetivo é criar um espaço de destaque que apresente uma mulher cientista, sócia da SBQ, no formato "bate e volta" (sucinto). Esperamos criar um portfólio de vários perfis das cientistas brasileiras.
Conheça a Jadriane de Almeida Xavier, professora e pesquisadora do Instituto de QuÃmica e Biotecnologia da Universidade Federal de Alagoas. Graduada em QuÃmica bacharelado
(2015) e licenciatura (2015), com mestrado (2015) e doutorado (2018) na área de QuÃmica Orgânica pelo Programa de Pós-graduação em QuÃmica e Biotecnologia da UFAL. Foi professora de QuÃmica do ensino médio pela Secretaria de Educação do Estado de Alagoas (2016-2018), onde pode compreender que mesmo sem a estrutura ideal é possÃvel proporcionar um ensino de qualidade. Coordenou o projeto de extensão "Eliminando a ideia de lixo, superando o desperdÃcio", que ganhou o 2° lugar em um concurso internacional de divulgação sobre reciclagem em uma campanha elaborada pela Terracycle. Atua principalmente na área de quÃmica dos produtos naturais, estresse oxidativo e estresse carbonÃlico.
|
Nome: Jadriane de Almeida Xavier
Quanto tempo que é professora/cientista contratada na universidade:
3 anos e meio
Onde faz ciência: Laboratório de EletroquÃmica e Estresse Oxidativo (LEOO), no Instituto de QuÃmica e Biotecnologia (IQB) da UFAL.
Um(a) cientista: MarÃlia Oliveira Fonseca Goulart
Uma molécula/reação: O2
Maior conquista na carreira até o momento: Ser professora e poder fazer a diferença na formação de meus alunos e orientandos.
Maior desafio na carreira: Continuar fazendo pesquisa de qualidade mesmo com a falta de recursos que a ciência brasileira vem sofrendo.
Onde quer chegar: Quero aprender sempre, superar desafios, inspirar pessoas e atingir a sociedade com minhas pesquisas.
O que não pode faltar no laboratório: Motivação, aprendizagem, colaboração, ética, comprometimento, financiamento e é claro café!
Congresso que mais frequenta: RASBQ
Nas horas vagas...: Curto minha famÃlia, descanso para renovar as energias, vou a lugares tranquilos, assisto filmes/séries.
Uma leitura recomendada (artigo/livro ou afim): O mundo de Sofia.
Relação com a SBQ: Meu primeiro congresso foi em uma RASBQ, quando eu ainda era aluna de iniciação cientÃfica e desde então tive trabalhos apresentados nas reuniões.
Uma frase: “Seja menos curioso sobre as pessoas e mais curioso sobre ideias” (Marie Curie)
Fonte: Núcleo Mulheres SBQ
|