.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1504

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



07/04/2022



Webinários SBQ:
DISPOSITIVOS ELETROQUÍMICOS VIABILIZARÃO O FORNECIMENTO SUSTENTÁVEL DE ENERGIA VERDE?


Roberto M. Torresi
Docente do Instituto de Química da USP

Moderação:
Christiane de Arruda Rodrigues
Docente da Unifesp
Vice-Diretora da Divisão de Eletroquímica e Eletroanalítica da SBQ

14 de abril – 11:00 – youtu.be/eFmpZJNksJg

Resumo:
Dispositivos eletroquímicos viabilizarão o fornecimento sustentável de energia verde?
A eletricidade produzida por células solares ou turbinas eólicas apresenta potenciais benefícios na transição para o consumo sustentável de energia. No entanto, a alta flutuação e o caráter intermitente limitam sua aplicabilidade no mercado. Os sistemas eletroquímicos de armazenamento de energia constituem uma abordagem desafiadora para superar estas restrições e obter uma distribuição de energia eficiente e inteligente. Considerando o nível atual de maturidade tecnológica das baterias e células a combustíveis, é importante discutir os desafios a superar para fornecer projetos tecnológicos para o futuro da distribuição de energia sustentável.

Sobre o conferencista:
Roberto Manuel Torresi é professor titular do Departamento de Química Fundamental do Instituto de Química da USP, da qual é docente desde 1994. Toda a sua formação acadêmica (bacharelado e doutorado) ocorreu na Universidade Nacional de Córdoba (Argentina). Entre 1988 e 1990, fez estágio de pós-doutorado na Universidade Pierre e Marie Curie, (Paris, França). Foi professor visitante no Instituto de Física da Unicamp (1990-1993). Tem experiência na área de Eletroquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: líquidos iônicos a temperatura ambiente, microbalança a cristal de quartzo, eletrodos modificados com materiais inorgânicos, orgânicos ou híbridos, baterias de íons lítio e eletro-intercalação. Publicou cerca de 200 artigos e sete capítulos de livros. No período 2003-2020, foi editor do Journal of the Brazilian Chemical Society (JBCS). É membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Mais informações em seu Currículo Lattes.

A captação e transmissão deste webinário conta com o apoio do JP-SBQ – Comitê Jovens Pesquisadores da SBQ.
A divulgação do webinário tem o apoio da ABIQUIM – Associação Brasileira da Indústria Química e do JP-SBQ.

Os Webinários SBQ constituem uma das frentes do Movimento Química Pós 2022 – Sustentabilidade e Soberania (MQP2022), cujo objetivo é a promoção de reflexões sobre como a Química pode contribuir para a sustentabilidade e a soberania do Brasil. Mais detalhes no site do MQP2022.
Os vídeos de todos os webinários anteriores estão disponíveis na área da SBQ no YouTube.








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299