.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1506

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



20/04/2022



Coluna "Onde elas estão?" para o Boletim da Sociedade Brasileira de Química


Uma iniciativa do Núcleo Mulheres SBQ

Onde estão as mulheres cientistas no Brasil? Essa pergunta é frequente e sim, precisamos nos conhecer mais e promover maior divulgação das cientistas brasileiras que temos. Assim, o Núcleo Mulheres SBQ criou a "Onde elas estão?", uma coluna quinzenal no Boletim da SBQ. O objetivo é criar um espaço de destaque que apresente uma mulher cientista, sócia da SBQ, no formato "bate e volta" (sucinto). Esperamos criar um portfólio de vários perfis das cientistas brasileiras.

Conheça a Jacira Teixeira Castro, professora e pesquisadora do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e mãe de Júlia e Davi. Licenciada em Química Aplicada pela UNEB, Mestre e Doutora pela UFBA, é credenciada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade (PPGECID). Realiza pesquisas na área de Química Analítica e Ambiental e também na área de Ensino de Química, trabalhando com Formação de professores para o ensino de ciências. É apaixonada pela docência e acredita que a educação é a melhor forma de mudar o mundo.



Nome: Jacira Teixeira Castro

Idade: 45 anos

Quanto tempo que é professora/cientista contratada na universidade: 14 anos

Onde faz ciência: no CITEQ - Ciência, Tecnologia e Ensino de Química da UFRB

Um(a) cientista: Marie Maynard Daly

Uma molécula/reação: a reação de Berthelot, pois foi a reação que estudei no Mestrado, um período que foi um “divisor de águas” em minha trajetória acadêmica.

Maior conquista na carreira até o momento: Ver os olhos brilhando de jovens estudantes negros quando profiro palestras em escolas públicas.

Maior desafio na carreira: Conciliar a maternidade com a vida acadêmica (pesquisa e docência), mantendo a produtividade.

Aonde quer chegar: Quero inspirar jovens pesquisadoras negras e contribuir para um mundo mais equânime e justo. Um mundo melhor!

O que não pode faltar no laboratório: determinação, curiosidade, ética, resiliência, mas também bom humor e diversão

Congresso que mais frequenta: ENQA

Nas horas vagas...: cuido das plantas, assisto filmes com as crianças e faço bolos para elas devorarem

Uma leitura recomendada (artigo/livro ou afim): a Bíblia Sagrada

Relação com a SBQ: Uma relação de carinho e doces lembranças, pois a RASBQ foi o primeiro congresso que participei ainda na Graduação

Uma frase:
“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar”. Nelson Mandela


Fonte: Núcleo Mulheres SBQ








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299