.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1508

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



05/05/2022



Coluna "Onde elas estão?" para o Boletim da Sociedade Brasileira de Química


Uma iniciativa do Núcleo Mulheres SBQ

Onde estão as mulheres cientistas no Brasil? Essa pergunta é frequente e sim, precisamos nos conhecer mais e promover maior divulgação das cientistas brasileiras que temos. Assim, o Núcleo Mulheres SBQ criou a "Onde elas estão?", uma coluna quinzenal no Boletim da SBQ. O objetivo é criar um espaço de destaque que apresente uma mulher cientista, sócia da SBQ, no formato "bate e volta" (sucinto). Esperamos criar um portfólio de vários perfis das cientistas brasileiras.

Conheça a Daniela Anunciação, licenciada em Química e pesquisadora do Instituto de Química e Biotecnologia da Universidade Federal de Alagoas, Coordenadora do LumiAm, encantada pela docência e pela Química Analítica! Desenvolve pesquisas na área de Química Ambiental e Nanotecnologia colaborando para o desenvolvimento científico no cenário alagoano investindo na formação de recursos humanos qualificados. Desenvolve projetos de química básica e métodos analíticos com foco na elucidação de problemas ambientais locais envolvendo elementos traço nas matrizes água, sedimento e biota/alimentos; as potencialidades biotecnológicas de nanopartículas também são exploradas em seus trabalhos científicos.



Nome: Daniela Santos Anunciação

Idade: 39 anos

Quanto tempo que é professora/cientista contratada na universidade: 08 anos

Onde faz ciência: Laboratório de Materiais Luminescentes e Estudos Ambientais (LumiAm) na Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Um cientista: Mauro Korn (UNEB) foi meu primeiro orientador e quem me apresentou o mundo da Química.

Uma molécula/reação: Serotonina

Maior conquista na carreira até o momento: Após a aprovação no concurso, a inauguração de meu laboratório de pesquisa.

Maior desafio na carreira: Atender às minhas expectativas de excelência a serviço da sociedade com investimentos escassos

Onde quer chegar: Oferecer oportunidades e inspirar mais estudantes a ingressarem na carreira acadêmico-científica nas condições adequadas.

O que não pode faltar no laboratório: Dedicação, disciplina, criatividade, colaboração, união, inspiração, investimento financeiro e pessoal, perseverança.

Congresso que mais frequenta: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química (RASBQ)

Nas horas vagas: gosto de ir à praia, viajar com amigos e família, cozinhar e fazer ações sociais e religiosas.

Uma leitura recomendada (artigo/livro ou afim):
Profissional: “Por que todos os nitratos são solúveis?” (Quim. Nova, Vol. 27, No. 6, 1016-1020, 2004)
Pessoal: Felicidade crônica (Martha Medeiros)

Relação com a SBQ: Meu primeiro evento científico! Onde me encantei com as possibilidades que os caminhos da Ciência trariam em minha vida profissional sem imaginar que a vida pessoal se fundiria em realização com a Química e tudo que ela me proporcionou.

Uma frase: Às mulheres que estão a caminho do encontro com a Química: Sonhem alto, escolham suas fontes de inspiração e busquem o topo de vossas montanhas ocupando exatamente o lugar que almejam! Se posicionem e valorizem as oportunidades! Gratidão ao Núcleo de Mulheres SBQ por serem fonte de inspiração para mim!


Fonte: Núcleo Mulheres SBQ








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299