05/05/2022
Coluna "Onde elas estão?" para o Boletim da Sociedade Brasileira de Química
Uma iniciativa do Núcleo Mulheres SBQ
Onde estão as mulheres cientistas no Brasil? Essa pergunta é frequente e sim, precisamos nos conhecer mais e promover maior divulgação das cientistas brasileiras que temos. Assim, o Núcleo Mulheres SBQ criou a "Onde elas estão?", uma coluna quinzenal no Boletim da SBQ. O objetivo é criar um espaço de destaque que apresente uma mulher cientista, sócia da SBQ, no formato "bate e volta" (sucinto). Esperamos criar um portfólio de vários perfis das cientistas brasileiras.
Conheça a Daniela Anunciação, licenciada em Química e pesquisadora do Instituto de Química e Biotecnologia da Universidade Federal de Alagoas, Coordenadora do LumiAm, encantada pela docência e pela Química Analítica! Desenvolve pesquisas na área de Química Ambiental e Nanotecnologia colaborando para o desenvolvimento científico no cenário alagoano investindo na formação de recursos humanos qualificados. Desenvolve projetos de química básica e métodos analíticos com foco na elucidação de problemas ambientais locais envolvendo elementos traço nas matrizes água, sedimento e biota/alimentos; as potencialidades biotecnológicas de nanopartículas também são exploradas em seus trabalhos científicos.
|
Nome: Daniela Santos Anunciação
Quanto tempo que é professora/cientista contratada na universidade: 08 anos
Onde faz ciência: Laboratório de Materiais Luminescentes e Estudos Ambientais (LumiAm) na Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Um cientista: Mauro Korn (UNEB) foi meu primeiro orientador e quem me apresentou o mundo da Química.
Uma molécula/reação: Serotonina
Maior conquista na carreira até o momento: Após a aprovação no concurso, a inauguração de meu laboratório de pesquisa.
Maior desafio na carreira: Atender às minhas expectativas de excelência a serviço da sociedade com investimentos escassos
Onde quer chegar: Oferecer oportunidades e inspirar mais estudantes a ingressarem na carreira acadêmico-científica nas condições adequadas.
O que não pode faltar no laboratório: Dedicação, disciplina, criatividade, colaboração, união, inspiração, investimento financeiro e pessoal, perseverança.
Congresso que mais frequenta: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química (RASBQ)
Nas horas vagas: gosto de ir à praia, viajar com amigos e família, cozinhar e fazer ações sociais e religiosas.
Uma leitura recomendada (artigo/livro ou afim):
Profissional: “Por que todos os nitratos são solúveis?” (Quim. Nova, Vol. 27, No. 6, 1016-1020, 2004)
Pessoal: Felicidade crônica (Martha Medeiros)
Relação com a SBQ: Meu primeiro evento científico! Onde me encantei com as possibilidades que os caminhos da Ciência trariam em minha vida profissional sem imaginar que a vida pessoal se fundiria em realização com a Química e tudo que ela me proporcionou.
Uma frase: Às mulheres que estão a caminho do encontro com a Química: Sonhem alto, escolham suas fontes de inspiração e busquem o topo de vossas montanhas ocupando exatamente o lugar que almejam! Se posicionem e valorizem as oportunidades! Gratidão ao Núcleo de Mulheres SBQ por serem fonte de inspiração para mim!
Fonte: Núcleo Mulheres SBQ
|