.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1509

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



12/05/2022



45ª RASBQ: Sessão Temática reúne grandes nomes para debater o papel da ciência para alcançar os ODS no Brasil
O evento é organizado pelo Comitê de Jovens Pesquisadores da SBQ
Marilia Valli e Eduarda Moreira


Depois de dois anos assistindo inúmeras conferências e palestras em modo virtual, poderemos nos reunir em Maceió na próxima RASBQ, e participar da sessão temática organizada pelo comitê de Jovens Pesquisadores da SBQ para discutir sobre um assunto de grande importância mundial: "como a ciência e a química podem contribuir para alcançar a agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)". Os ODS são diretrizes de ações estratégicas globais para proteger o meio ambiente e promover a prosperidade da humanidade. São 17 objetivos subdivididos em metas que compreendem acabar com a pobreza e com problemas de saúde pública, apoiar a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias e inovações em saúde, melhorar a educação, aumentar a conscientização e a capacidade humana e institucional sobre a mudança do clima, acabar com a fome e desnutrição, entre outros.

A importância fundamental da temática em discussão nos motivou a reunir três convidados que são autoridades no assunto. Contaremos com a presença da Sra. Katyna Argueta, representante residente do programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), órgão da Organização das Nações Unidas (ONU). Katyna Argueta tem mais de 30 anos de experiência na área de relações internacionais e diplomacia. Ela tem trabalhado para o desenvolvimento sustentável por quase duas décadas, em parceria com o setor público, sociedade civil, setor privado e agências governamentais para promover a inclusão social, o desenvolvimento econômico e a proteção ambiental. Ela contribuirá nesta sessão com uma visão abrangente de como o Brasil tem atuado para alcançar os ODS.

De forma mais específica, convidamos dois pesquisadores renomados para aprofundar a discussão sobre como a química pode contribuir para os ODS 3 (Saúde e bem-estar) e ODS 13 (Ação contra a mudança global do clima). Para falar de saúde teremos o Prof. Adriano Andricopulo, professor titular do Instituto de Física de São Carlos – USP, nosso ex-presidente da SBQ (2014-2016), que tem vasta experiência em química medicinal, planejamento de fármacos e saúde humana, foi recentemente empossado como membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e tem contribuído de forma intensa para trazer atenção para este tema em reportagens, entrevistas e conferências, especialmente durante a pandemia.

E para tratar de mudanças climáticas teremos a presença do Prof. Paulo Artaxo, que está entre os 5 pesquisadores brasileiros mais influentes do mundo, e é a maior autoridade acadêmica no Brasil neste assunto. Ele é professor titular do Instituto de Física – USP, coordenador do programa FAPESP de mudanças climáticas, membro titular da ABC, da Academia mundial de ciências (TWAS), Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp), onde atua também como vice-presidente.

Venha participar desta sessão temática que ocorrerá no dia 02 de junho, às 16h30, e faça parte de nosso segundo evento presencial, pela primeira vez especialmente no formato de sessão temática. Nesta edição da RASBQ teremos também um pôster do JP-SBQ durante as sessões de painéis para podermos aproximar o comitê do público jovem de forma mais efetiva, neste momento de grande interação social. Além disso, teremos o segundo Prêmio Jovem Pesquisador Royal Society of Chemistry - RASBQ 2022, em que os vencedores nas duas categorias serão homenageados no dia 31 de maio, às 19h. Finalmente, durante a Assembleia Geral Ordinária, no dia 03 de junho, teremos a posse da nova coordenação do comitê.

Para mais detalhes:
http://www.sbq.org.br/45ra/pagina/sessoes-tematicas.php,
http://www.sbq.org.br/jp_sbq/home


Fonte: Comitê de Jovens Pesquisadores da SBQ








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299