.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1513

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



30/06/2022



Discurso de Posse Biênio 2022 – 2024 – Shirley Nakagaki (Maceió 03/06/2022)


Shirley Nakagaki

Colegas da nossa SBQ,

Muito obrigada pela presença de vocês nesta assembleia de encerramento da nossa 45ª RA-SBQ, nesta cidade linda e calorosa que é Maceió, nesta parte tão querida do nosso país, a região Nordeste!

Como foi bom estar aqui novamente, depois dos 2 últimos anos que nos distanciaram de todo este calor humano, das discussões tão essenciais e bem-vindas sobre ciência e, particularmente, a ciência química em todos os seus aspectos! Nós pudemos sentir nesta semana, aqui em Maceió, onde vivenciamos esta festa da ciência química, organizada pela D&C e diretorias das divisões científicas, cujos mandatos se encerram hoje, o quanto sentimos falta disso que vivenciamos nesta semana, o encontro, o presencial!

Estou muito emocionada por estar aqui, assim como, imagino, muitos de vocês. Porque a RA SBQ é isso, um encontro, uma festa, uma celebração da amizade. O local, o fórum adequado para reflexão, para a discussão, para o congraçamento, para a tomada de decisão, para a mudança!

Particularmente, esta RA é muito especial e marcante para mim. Tenho orgulho de dizer que sou sócia da nossa SBQ há quase 40 anos!

Fazia pouco que a SBQ tinha sido fundada e, pelas mãos da Prof. Yassuko Iamamoto (FFCL-USP/RP), me filiei para participar de uma reunião anual e apresentar os resultados iniciais do meu trabalho de IC, desenvolvido sob a orientação desta grande cientista e pioneira no país na pesquisa em bioinorgânica com metaloporfirinas. Desde então (isso foi lá em 1983), esta paixão pela química e pela SBQ corre em minhas veias. Então eu agradeço muito, a quem me colocou neste caminho, a professora Yassuko Iamamoto. Eu imagino que muitos de vocês que estão aqui hoje também tenham tido alguém que os conduziu até aqui, para que vocês se apaixonassem pela química e pela SBQ, e, com o seu trabalho e a sua participação constante, pudessem fazer diferença em nossa sociedade. Então, é para todos vocês que eu falo hoje e é a todos vocês que eu agradeço hoje.

Assumir a presidência da SBQ é um desafio diante do tamanho da nossa Sociedade e da sua representatividade frente à comunidade química no cenário nacional e internacional, junto às demais sociedades científicas da área da química e de outras áreas do conhecimento científico.

Quando aceitei me candidatar para assumir este desafio, o que me moveu foi o amor por esta Sociedade desde os meus primeiros anos do curso de química, pois, como a maioria de todos aqui, sou uma cientista, e mais, eu sou uma cientista que tem a SBQ no coração. Motivada por esse amor, eu coloquei o meu nome à disposição para "cuidar da sociedade nestes dois anos" , como disse o Beto no seu discurso de encerramento de mandato em 2020.

Então, o compromisso que assumimos é o de cuidar da nossa Sociedade, uma Sociedade que já tem 45 anos e que está aqui hoje, forte e vibrante, graças ao amor e ao trabalho de vários colegas, inclusive daqueles que nos deixaram nestes dois últimos anos.

Hoje a SBQ é uma sociedade madura, experiente, que está indo para o seu meio século de vida. Nestes quase 50 anos, já passaram pela presidência 20 nomes de valorosos professores e uma professora das nossas universidades brasileiras, das mais diversas áreas da química. Cada presidente a seu modo deixou a sua contribuição, o seu legado, para que a nossa SBQ chegasse aonde chegou hoje, e eu espero também dar a minha contribuição para o seu engrandecimento.

Nos dias de hoje, mais do que nunca, é oportuno nos lembrarmos das palavras de um dos nossos ex-presidentes, o Prof. Osvaldo Alves, que nos deixou muito recentemente. O professor disse, em um depoimento gravado, disponível na página da SBQ: "sobretudo nos dias de hoje é fundamental incutir nos jovens pesquisadores e nos estudantes que o que está em causa é o desenvolvimento do país. O Brasil não pode prescindir do conhecimento químico, portanto os químicos têm de ficar engajados nessa transferência de conhecimento!" Por que relembrar estas palavras é importante?

Quando o professor Romeu Cardoso, presidente que me antecedeu, tomou posse há dois anos atrás, os desafios que o Brasil, a educação, a ciência e a pesquisa enfrentavam eram enormes. Esses desafios eram (e são) econômicos, políticos e sociais, aos quais se somou a emergência sanitária mundial representada pela pandemia do novo coronavírus.

No passado desta Sociedade e do nosso país, também convivemos com grandes desafios. No entanto, o diálogo, o bom senso, a ciência e o conhecimento sempre tiveram voz e representatividade nas discussões e, em muitos casos, pôde-se chegar a algum entendimento ou solução. Por outro lado, o presidente Romeu viu, e nós também vimos que, nestes dois últimos anos, vários desses desafios não puderam ser suplantados, em vista da falta de diálogo, de bom senso e, principalmente, de toda a conjuntura política estabelecida, que geraram outros agravantes que nunca imaginamos enfrentar em nossa sociedade e em nosso país, infelizmente.

Recebi agora do Prof. Romeu o bastão desta "corrida de revezamento" , que é como ele se referiu "à presidência da nossa sociedade" em seu discurso de posse. O bastão que devo portar e dividir com todos os colegas que hoje tomam posse e, também com todos aqueles sócios que têm a SBQ no coração, é um bastão a ser carregado em uma situação de crise política e econômica, mas, graças aos avanços inimagináveis da ciência nestes dois últimos anos, um pouco melhor quanto à crise sanitária.

Então, em defesa de valores que nos são muito caros como a ciência de qualidade, a educação e, principalmente, o direito de nos expressarmos enquanto sociedade científica pensante e líder, vamos conduzir o bastão por mais dois anos.

Nós temos a obrigação de continuar lutando e sonhando com o país, a ciência, a química e a sociedade que queremos. E, como disse o professor Romeu em um dos seus muitos seminários virtuais pelo Brasil na sua gestão que se encerra, "Momentos difíceis como esses provêm muitas oportunidades de crescimento para nós". Sendo assim, nós, como pessoas altruístas, devemos procurar onde estão essas oportunidades!

Lembrando ainda as palavras do professor Osvaldo Alves, agora falo aos nossos jovens. A sociedade é você! Tome posse da nossa SBQ, participe, se envolva, traga seus colegas para se associarem e, principalmente, almeje estar aqui. Contribua também para o engrandecimento da nossa sociedade para que ela chegue, daqui a pouco, a ser uma senhora centenária e cheia de vitalidade como são outras grandes sociedades científicas no mundo.

Muitos de nossos sócios sêniores fizeram um grande trabalho trazendo o bastão até aqui, mas necessitamos de vocês jovens, e de novos sócios para conduzí-lo ao futuro. Por quê? Porque a SBQ tem um papel protagonista na luta pela manutenção dos valores científicos pelos quais trabalharam todos os que me antecederam. Então, CONCLAMO TODOS e TODAS a se juntarem a nós na empreitada de aumentar o número de sócios da nossa Sociedade, pois entendemos que associar-se à SBQ é um ato de amor à ciência, à química. É uma decisão em direção a uma Sociedade que seja uma voz forte, que nos represente nas diferentes instâncias da sociedade civil, que seja a nossa voz, que nos congregue, que nos leve ao congraçamento, que promova a discussão científica de qualidade, que seja plural, diversa, inclusiva!

Entendemos também que formamos uma estrutura construída pelo esforço coletivo dos 21 ex-presidentes e, sendo assim, uma grande sociedade que funciona graças à atuação de várias unidades. Destaco aqui COMO UNIDADE as nossas 22 Secretarias Regionais nos diversos estados da Federação, que têm feito um grande trabalho em levar a voz da SBQ aos lugares mais distantes do nosso país, além de nos trazerem também a voz dos nossos associados. Sabemos que, em um país das dimensões do nosso Brasil, nossa Sociedade tem o dever de representar todas as vozes e, portanto, precisa ouvi-las. Seria um sonho levantar regionais em todos os estados (faltam 5)? Ativar as que estão desativadas (temos 2)? Vamos batalhar para que esse sonho se concretize.

Também importantes COMO UMA DAS UNIDADES são as nossas divisões científicas, que desempenham papel crucial na nossa Sociedade. Falo isso com conhecimento de causa, por ter sido membro de diretoria de divisão e ter trabalhado na DQI por quase 10 anos, atividade da qual muito me orgulho! São as Divisões que constroem as nossas RAs, são elas que nos trazem os saberes científicos e o estado da arte em cada área, e constroem uma programação interessante e atual para o sócio que se empenha em estar aqui em nossas RAs. Nossas divisões são e serão sempre valorizadas por esta gestão.

Também falo aqui DA UNIDADE PubliSBQ, e de todas as atividades por ela coordenadas e das pessoas envolvidas na sua existência, manutenção e sucesso. A PubliSBQ é a maior editora de publicação científica da América Latina. Este feito não atingido facilmente, e não é fácil mantê-lo. Nossas revistas científicas são de alta qualidade e abertas a todos, o que tem custos cada vez mais altos. Temos feito o que é possível para a manutenção das nossas publicações com a qualidade que elas sempre tiveram. Neste contexto, a nossa comunidade também tem papel fundamental, enviando seus trabalhos para as nossas revistas, trabalhos que refletem a qualidade da pesquisa científica feita em nosso país. Agradecemos àqueles que têm submetido os seus melhores trabalhos às nossas revistas, e conclamamos todos os colegas pesquisadores a fazerem o mesmo. Este também é um caminho para elevar a voz da nossa Sociedade, divulgar a qualidade da pesquisa feita em nosso país, chegar cada vez mais longe e extrapolar os nossos limites geográficos.

Na PubliSBQ, nossa Sociedade tem procurado também divulgar suas atividades numa linguagem acessível e mais abrangente. Temos os nossos portais, o nosso podcast, o nosso boletim, nossas páginas nas mídias sociais; todas estas atividades demandam esforços de alguns abnegados sócios e profissionais que têm a SBQ no coração e querem, de todas as maneiras, levar aos sócios a voz da Sociedade e da divulgação científica. Em muitas dessas atividades contamos com o JP-SBQ, assim como a SBQ Mulheres, ambos têm feito um excelente trabalho de divulgação científica e de inclusão!

Nós estamos convencidos da necessidade de continuarmos o trabalho de todos aqueles que nos antecederam, levando a química e a divulgação científica a um número maior de pessoas e contando, nesta tarefa, com todas estas unidades da SBQ. Esperamos então que nossa gestão nunca atrapalhe, mas sim facilite a propagação das ideias e ações de todos os sócios que, tendo a SBQ no coração, se juntem a nós.

Todos aqueles que são antigos, aqueles que são novos e aqueles que recém se apaixonaram pela nossa Sociedade são bem-vindos para apresentar seus projetos e ideias.

Nossa Sociedade tem responsabilidades para com seus sócios e, consequentemente com a sociedade brasileira. Sabemos disso, sabemos da nossa responsabilidade pela divulgação correta dos saberes químicos, assim como do nosso papel na relação desses saberes e na construção de um país soberano e sustentável. A gestão que se encerra lançou à comunidade o desafio de levar, principalmente por meio da educação de nossos estudantes, a ideia da importância de construirmos um país soberano e sustentável do ponto de vista da ciência química e das suas implicações na vida e no dia a dia de nosso povo.

Então, antenada com a situação atual no Brasil e mundial, por meio da "Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável", a gestão que se encerrou ousadamente lançou o "Movimento química pós 2022: sustentabilidade e soberania" , que necessita do apoio e da divulgação de todos os sócios. Conclamo todos vocês a se juntarem a nós para que este projeto prossiga, extrapole estes dois anos de mandato e chegue ousadamente ao ano de 2050, como sonhou e idealizou esta gestão.

Para encerrar, quero me dirigir particularmente às sócias da nossa SBQ, meninas e mulheres pesquisadoras que amam a Sociedade assim como eu. Posso ver nesta plateia (e na longa lista de sócias da SBQ) muitas mulheres que poderiam estar aqui no meu lugar. Eu não sou a primeira presidente dessa sociedade, pois o caminho já foi desbravado pela nossa querida Vanderlan Bolzani. Não sou a primeira, e, também, não serei a última. Já temos uma presidente sucessora eleita, que trilhará este caminho, carregando este "bastão". Neste contexto, eu me proponho a trabalhar, e acredito que este também seja o desejo da Prof. Rossimiriam de Freitas, para que tenhamos diversas sucessoras nos anos à nossa frente. Este espaço é de todos e todas; basta termos em comum o amor pela SBQ.

Gostaria de fazer um agradecimento especial à nossa ex-diretora-executiva Dirce Campos, a pessoa que durante todos esses 45 anos foi a cara e o espírito da nossa SBQ. Muito obrigada, Dirce! Também agradeço às meninas que incansavelmente mantêm a máquina SBQ funcionando como muita dedicação: Cleusa Mendes e Rosangela Fernandes e a todas as pessoas da PubliSBQ, agradeço também, no nome da Maria Suzana Francisco. Aproveito também para dar as boas-vindas, à nossa família SBQ, à nova diretora executiva Daniela Lemos.

Finalmente me permitam fazer alguns agradecimentos, mais pessoais, primeiro ao meu esposo Carlos A. S. Bastos, que co-participa de todas as decisões que eu tomo ou tomei, inclusive esta, de me candidatar a estar aqui hoje, sempre me dando o suporte e a tranquilidade emocional de que eu precisei para ser a mulher cientista que sempre almejei ser. Além dele, agradeço a minha filha querida, Livia T. Bastos Rudolph que, cientista como eu, muito me incentiva. Não posso deixar de lembrar aqui de minha mãe, Ieda Nakagaki, que nunca poupou esforços para ver a filha graduada e pós-graduada, pois sempre teve o amor pelo estudar. Agradeço também aos amigos que fiz aqui na SBQ, que, entre uma sessão coordenada, uma palestra, uma sessão temática e outra, sempre tiveram tempo para um bom bate-papo e discussão sobre ciência, vida e o que de fato importa, a amizade.

Gostaria de encerrar esta fala lembrando as palavras ditas há dois anos, por ocasião da posse do Prof. Romeu Cardozo, pelo Prof. Silvio do Desterro da UFBA, que agora integra o conselho consultivo: "ronda sobre nós o espírito da ignorância, do obscurantismo científico, do vale tudo, do quem grita mais pode mais, do quem mente mais chega mais longe. Mas felizmente existem sociedades científicas como a SBQ que podem e devem ser farol, um pontinho de luz nessa escuridão, e nos causar enorme alegria e sentimento de pertencimento". O Prof. Silvio continuou: "mesmo à distância eu estou com a minha melhor roupa e uma taça de vinho gelado na mão para celebrar e brindar a oxigenação da nossa sociedade e VIVA A SBQ!" Então, com estas palavras de otimismo, gostaria de encerrar dizendo também "VIVA a nossa SBQ"!










Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299