.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1513

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



30/06/2022



Redação vencedora do concurso promovido pela SBQ, categoria escola privada, como parte das ações do movimento Química pós 2022


A contribuição da Química nos três pilares da sustentabilidade
Por: Mariana Moraes Sousa e Helyne Jullee Rodrigues Carvalho (Jardim Escola Crescimento – São Luis/MA)

No século XXI, o negacionismo científico revelou-se como um movimento que não aceita as ideias, juízos ou fatos apresentados por uma comunidade científica ou acadêmica como verdadeiros e fundamenta-se sobre teorias da conspiração, imprecisões e omissões. Tal corrente, ante uma época em que o esgotamento dos recursos naturais e a degradação do meio ambiente são temáticas de grande relevância, evidenciou-se na área da Química ao apontar essa ciência como causadora dos grandes problemas ambientais da humanidade. À vista disso, é imprescindível debater as contribuições da Química para o desenvolvimento sustentável e soberano no Brasil, uma vez que a sustentabilidade abrange aspectos ambientais, sociopolíticos e econômicos da sociedade.

A Química é uma ferramenta que pode contribuir para o desenvolvimento sustentável do Brasil,por meio da elaboração de metodologias sintéticas que considerem os impactos ambientais da geração e do consumo das substâncias químicas no futuro do planeta. Consoante o princípio da responsabilidade formulado por Hans Jonas, quando a humanidade preocupa-se apenas com o presente, sem ter responsabilidade pelas futuras gerações, a integridade e a continuidade da vida na Terra são prejudicadas. No âmbito da sustentabilidade, a substituição dos combustíveis fósseis e a utilização de novas fontes energéticas renováveis são, em associação, a principal necessidade ambiental da contemporaneidade brasileira. Isso ocorre devido ao fato de que o efeito estufa, as mudanças climáticas, o esgotamento de recursos não renováveis e a emissão de gases poluentes são fatores que evidenciam a falta de ética e responsabilidade planetária na sociedade. Diante dessa conjuntura, é importante destacar que a Química apresenta um importante papel na implementação efetiva da sustentabilidade, ao passo que contribui no uso de matérias-primas renováveis, como a biomassa e na síntese de produtos biodegradáveis.

No aspecto sociopolítico, a Química pode atuar de maneira a impedir a formação de substâncias tóxicas que promovem impactos negativos na saúde humana, além de minimizar os riscos de acidentes, vazamentos, incêndios e explosões envolvendo substâncias químicas. Em fevereiro deste ano, moradores do Parque Estadual do Mirador, área situada no sul do Maranhão, denunciaram que estavam sendo contaminados por agrotóxicos usados nos plantios de soja da região. O embate reside no fato de que, depois do contato com a água contaminada, os habitantes, sem água e sem acolhimento médico, relataram diarréias, dores de cabeça, queimaduras e problemas renais. Nessa situação, a Química pode contribuir ao desenvolver substâncias inofensivas à saúde humana e ao meio ambiente, além de poder detectar em tempo real a possibilidade de contaminação, de acidentes ou vazamentos, garantindo um desenvolvimento sustentável e soberano para o país.

Ademais, é relevante contrastar o desenvolvimento sustentável ao modelo de produção linear vigente na sociedade brasileira, na qual o capitalismo está centrado em promover lucro com a venda de grandes volumes de mercadorias, eximindo-se de qualquer responsabilidade pela destinação dos rejeitos e do produto em si. Nesse contexto, a Química pode transformar de modo efetivo a relação entre a sociedade e a produção dos bens de consumo, por meio do reciclo, reuso e remanufatura dos resíduos industriais, da utilização de biomassas renováveis nos processos químicos e da biocompatibilidade. Além disso, o ato de evitar a formação de resíduos tóxicos torna-se menos dispendioso que tratá-los depois da produção e despejo inadequados. Na realidade, essa situação pôde ser evidenciada pelo rompimento das barragens de Brumadinho e Mariana, uma vez que as ações de reparação implicaram ao Brasil grandes despesas e prejuízos socioeconômicos, além de danos irreparáveis à vida.

À face do exposto, reconhece-se a necessidade de substituir os combustíveis fósseis por fontes de recurso renováveis com menos impactos ao meio ambiente, diminuir a produção de substâncias tóxicas à saúde humana e desenvolver metodologias de produção que utilizem produtos biodegradáveis e insira-os na economia circular. Tais aspectos de desenvolvimento podem ser implementados efetivamente na sociedade com a contribuição da Química na criação de mecanismos que tragam perspectivas mais otimistas em relação à qualidade de vida, à garantia de saúde, inclusão social e geração de empregos, não apenas no presente , mas para as gerações futuras, promovendo sustentabilidade e soberania plenas ao Brasil.








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299