25/08/2022
Coluna "Onde elas estão?" para o Boletim da Sociedade Brasileira de QuÃmica
Uma iniciativa do Núcleo Mulheres SBQ
Onde estão as mulheres cientistas no Brasil? Essa pergunta é frequente e sim, precisamos nos conhecer mais e promover maior divulgação das cientistas brasileiras que temos. Assim, o Núcleo Mulheres SBQ criou a "Onde elas estão?", uma coluna quinzenal no Boletim da SBQ. O objetivo é criar um espaço de destaque que apresente uma mulher cientista, sócia da SBQ, no formato "bate e volta" (sucinto). Esperamos criar um portfólio de vários perfis das cientistas brasileiras.
Conheça a Cristiane Storck Schwalm, professora e pesquisadora da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Bacharel e Mestre em QuÃmica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Doutora em Ciências (QuÃmica Orgânica) pela Unicamp. Atua no desenvolvimento e otimização de reações para formação de ligações carbono-carbono e carbono-heteroátomo, bem como no design e sÃntese de novos ligantes nitrogenados e suas aplicações. Atualmente é Secretária da Regional MS da SBQ, Coordenadora do Curso de Bacharelado em QuÃmica e Co-responsável pelo Laboratório de RMN da UFGD.
|
Nome: Cristiane Storck Schwalm
Quanto tempo que é professora/cientista contratada na universidade: 5 anos
Onde faz ciência: Laboratório de SÃntese e Caracterização Molecular (LSCM) – UFGD.
Um(a) cientista: Jane Cooke Wright
Uma molécula/reação: Acoplamentos cruzados.
Maior conquista na carreira até o momento: Reconhecimento dos alunos que passaram pelas minhas aulas e/ou grupo de pesquisa.
Maior desafio na carreira: Iniciar um grupo de pesquisa com pouquÃssimos recursos, em uma Universidade jovem (17 anos), ainda em desenvolvimento.
Onde quer chegar: Ao final da carreira com o sentimento de ter contribuÃdo de maneira efetiva para a formação de muitos alunos.
O que não pode faltar no laboratório: Ética, curiosidade e iniciativa. Diclorometano e placas de TLC. Café.
Congresso que mais frequenta: RASBQ
Nas horas vagas... adoro estar entre amigos; quando não é possÃvel, uma boa dose de seriados cai bem!
Uma leitura recomendada (artigo/livro ou afim): As Cientistas: 50 mulheres que mudaram o mundo.
Relação com a SBQ: Sócia desde a graduação e Secretária da Regional MS desde 2020. Foi Tesoureira do III Encontro Regional SBQ-CO (2019).
Uma frase: “A ciência serve para nos dar uma ideia de quão extensa é nossa ignorância” (Félicité Robert de Lamennais).
Fonte: Núcleo Mulheres SBQ
|