.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1523

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



08/09/2022



Webinários SBQ
"Educação e Divulgação Científica para os ODS da Agenda 2030"


Camila Silveira da Silva
Docente do Departamento de Química da UFPR

Moderação:
Ana Paula C. Teixeira
Docente do Departamento de Química da UFMG

25 de setembro – 10:30 – https://youtu.be/ziCqR9peblk
Dia de Conversa Global sobre Sustentabilidade (GCS)

Resumo:
Educação e Divulgação Científica para os ODS da Agenda 2030

Com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidades (ONU), o Brasil assumiu o compromisso de atingir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A comunidade química brasileira também está comprometida com o alcance dos 17 ODS e nesta palestra serão apresentadas algumas perspectivas para atuação, enquanto docentes e cientistas, de modo mais contundente com esses objetivos. Tal abordagem será pautada nos princípios da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), apontando a importância de práticas educativas por meio de ações de divulgação científica com foco em objetivos de aprendizagem para os ODS.

Sobre o conferencista:
Camila Silveira da Silva é professora adjunta do Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná, onde é vice-líder do Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências. Licenciada em Química pelo Instituto de Química da Unesp de Araraquara, é mestre e doutora em Educação para a Ciência pela Faculdade de Ciências da Unesp de Bauru. Atua no campo do Ensino de Ciências, em ações de ensino, pesquisa e extensão, trabalhando com os seguintes temas: divulgação científica, educação em museus, mulheres nas ciências, relação ciência e arte, formação de professores, processos e recursos didáticos. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) e do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI), na UFPR, Curitiba. Mais informações em seu Currículo Lattes.

A captação e transmissão dos Webinários SBQ conta com o apoio do JP-SBQ – Comitê Jovens Pesquisadores da SBQ.
A divulgação deste webinário tem o apoio da ABIQUIM – Associação Brasileira da Indústria Química e do JP-SBQ.

Os Webinários SBQ constituem uma das frentes do Movimento Química Pós 2022 – Sustentabilidade e Soberania (MQP2022), cujo objetivo é a promoção de reflexões sobre como a Química pode contribuir para a sustentabilidade e a soberania do Brasil. Mais detalhes no site do MQP2022.
Os vídeos dos webinários anteriores estão disponíveis na área da SBQ no YouTube.

Mais informações sobre a Conversa Global sobre Sustentabilidade – GCS:
https://www.gcs-day.org

www.iupac.org www.iycnglobal.com www.sbq.org/mqp2022







Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299