.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1523

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



08/09/2022



Coluna "Onde elas estão?" para o Boletim da Sociedade Brasileira de Química


Uma iniciativa do Núcleo Mulheres SBQ

Onde estão as mulheres cientistas no Brasil? Essa pergunta é frequente e sim, precisamos nos conhecer mais e promover maior divulgação das cientistas brasileiras que temos. Assim, o Núcleo Mulheres SBQ criou a "Onde elas estão?", uma coluna quinzenal no Boletim da SBQ. O objetivo é criar um espaço de destaque que apresente uma mulher cientista, sócia da SBQ, no formato "bate e volta" (sucinto). Esperamos criar um portfólio de vários perfis das cientistas brasileiras.

Conheça a Fátima Fontes, professora e pesquisadora do Departamento de Química, Centro de Ciências Exatas da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Mãe de Paula e Pedro é apaixonada pela docência e pesquisa. Química e Mestre em Agroquímica pela Universidade Federal de Viçosa, Doutora em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais. Desenvolve pesquisa na área de Química Analítica e Ambiental, tratamento de resíduos e efluentes, síntese e caracterização de materiais e nanomateriais, difração de raios X, espectroscopia Möosbauer de óxidos de ferro, adsorventes e catalisadores.


Nome: Maria de Fátima Fontes Lelis

Quanto tempo que é professora/cientista contratada na universidade: 30 anos

Onde faz ciência: Grupo de Pesquisa em Sustentabilidade Ambiental, Laboratório de Águas (LabAguas) do Núcleo de Competências do em Química do Petróleo, Centro de Ciências Exatas - UFES.

Um(a) cientista: Marie Curie

Uma molécula/reação: H2O - fonte de vida

Maior conquista na carreira até o momento: Ser professora Titular da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), conciliando vida profissional, pessoal e social.

Maior desafio na carreira: Conciliar os inúmeros papéis atribuídos a nós, vencendo preconceitos históricos, ocupando espaços e lutando por respeito. Já avançamos muito e vamos seguir lutando, ainda há muito a se conquistar.

Onde quer chegar: Já cheguei aonde queria, agora desejo que meus alunos e filhos alcancem voos profissionais pelos quais lutam conquistando suas posições.

O que não pode faltar no laboratório:Muito amor, dedicação, bom humor, trabalho em equipe, ética força de vontade e café.

Congresso que mais frequenta: Encontro Capixaba de Química (ENCAQUI)

Nas horas vagas...: Gosto de cozinhar, cuido das plantas, bons momentos na companhia do esposo, filhos, dos amigos e um bom vinho.

Uma leitura recomendada (artigo/livro ou afim): A terra inabitável - uma história do futuro de David Wallace-Wells

Relação com a SBQ: Sou membro efetivo desde 1988 e fui secretaria Regional da SBQ. Participo de eventos científicos organizados pela SBQ.

Uma frase: “Nada na vida é para ser temido. É tudo para ser somente entendido” Marie Curie


Fonte: Núcleo Mulheres SBQ








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299