.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1523

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



08/09/2022



Professor Érico Flores da UFSM é o primeiro pesquisador latino-americano a receber a medalha Ioannes Marcus Marci


O professor Érico Marlon de Moraes Flores, pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PPGEQ) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), recebeu nesta terça-feira (0/09/2022) uma das mais importantes distinções na área de química em nível mundial. O professor Érico recebeu a Medalha Ioannes Marcus Marci, que foi entregue por duas sociedades científicas da Europa: Slovak Spectroscopic Society e Ioannes Marcus Marci Spectroscopic Society. A medalha foi entregue em uma solenidade especial durante o Simpósio Europeu de Espectrometria Analítica (European Symposium on Analytical Spectrometry – ESAS 2022 http://esas-cssc2022.spektroskopie.cz/programme ), que está ocorrendo na cidade de Brno, na República Tcheca de 04 a 09 de setembro de 2022.

A medalha Ioannes Marcus Marci foi instituída em 1977 e, entre os laureados até o presente, constam 6 pesquisadores que foram agraciados com o Prêmio Nobel (Gerhard Herzberg, Theodor. W. Hansch, Ahmed, H. Zewail, Harold W. Kroto, Robert F. Curl and Eric A. Cornell.  http://www.spektroskopie.cz/?q=oceneni_medaileJMM

O professor Érico foi o primeiro pesquisador da América Latina a receber essa distinção, em reconhecimento ao seu pioneirismo no desenvolvimento de métodos analíticos para o controle de qualidade de fármacos e de materiais de alta pureza empregando a espectrometria atômica e sistemas de preparo de amostras baseados na aplicação de micro-ondas e de ultrassom. 

Para Érico Flores, que também coordena o Laboratório de Análises Químicas Industrias e Ambientais (LAQIA) e o Centro de Estudos em Petróleo (CEPETRO) da UFSM, a medalha representa uma distinção e reconhecimento ao trabalho realizado ao longo dos anos e que vem proporcionando reconhecimento em nível nacional e internacional: “Entendo ser uma distinção extensiva aos alunos e integrantes do nosso grupo de pesquisa mas, também, como incentivo para jovens pesquisadores brasileiros da área de espectrometria atômica, além de dar mais visibilidade à pesquisa de excelência que é realizada em nosso país.”.

O Prof. Érico é membro da Sociedade Brasileira de Química e com grande envolvimento nas atividades da sociedade, tendo ocupado os cargos de Diretor da Divisão de Química Analítica (DQA) de 2010 a 2012, Vice-diretor da DQA-SBQ (2000 a 2002 e 2008 a 2010) e Tesoureiro da Secretaria Regional da SBQ-RS. É também Fellow da Royal Society of Chemistry/UK, vice-diretor do Conselho Executivo da China-Latin America Agricultural Education and Research Innovation Alliance (CLAERIA, China), membro de diversas sociedades científicas internacionais e editor de importantes periódicos internacionais como, p. ex., Ultrasonics Sonochemistry (Elsevier, FI 9,33). Foi vice-presidente  da Divisão de Química Analítica da IUPAC, tendo recebido várias distinções no Brasil e no exterior como o Golden Jubilee Visiting Fellowship Endowment (Institute of Chemical Tecnology, Mumbai, Índia), Medalha Carol Collins, conferida pela Divisão de Química Analítica/SBQ, Prêmio Pesquisador Gaúcho 2018/FAPERGS (primeiro Químico Analítico a receber este prêmio e classificado entre os 2% dos mais influentes pesquisadores do mundo considerando toda a carreira científica de acordo com a Base de Dados Scopus, PLOS Biology - University of Stanford/EUA.


Luiz Gonzaga de França Lopes
Secretário Geral da SBQ








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299