.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1532

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



10/11/2022



Diretoria da SBQ visita presidência do CFQ para ampliação de parcerias


No dia 26/10 2022 a presidente da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), Shirley Nakagaki Bastos, acompanhada do secretário-geral da SBQ, Luiz Gonzaga de França Lopes estiveram em visita ao presidente do Conselho Federal de Química (CFQ), José de Ribamar Oliveira Filho, na sede do CFQ, em Brasília.

O propósito da visita ao CFQ foi, inicialmente, agradecer àquela autarquia federal o apoio e parceria na realização de diferentes atividades na 45ª Reunião Anual da SBQ, ocorrida em junho último, em Maceió. Além disso, a presidente levou ao conselho a disposição de fortalecer ainda mais essas parcerias iniciadas de forma mais efetiva na gestão dos presidentes recentes da SBQ, Norberto Peporine Lopes (biênio 2018-2020) e Romeu Cardozo Rocha Filho (biênio 2020-2022). Na última RA (45 RA SBQ) o patrocínio do CFQ, assim como do Grupo Ultra, da Galembetech e do INCT - Inomat, foi fundamental para a realização bem sucedida do "Primeiro Concurso Nacional de Redação da Sociedade Brasileira de Química (SBQ)" com o tema "Contribuições da Química para o Desenvolvimento Sustentável e Soberano do Brasil", como uma das importantes atividades promovidas pelo Movimento Quimica Pós 2022 – Sustentabilidade e Soberania. O concurso contou com cerca de 1000 redações inscritas por estudantes do ensino médio tanto da rede pública quanto privada de todo o país. As 20 melhores redações foram selecionadas para compor um e-book que acaba de ser publicado pela Editora da SBQ com acesso gratuito.

Na ocasião da visita foi possível de ambas as partes manifestar seus interesses em prol do estabelecimento de mais ações conjuntas envolvendo as próximas RAs e novas edições do Concurso Nacional de Redação da Sociedade Brasileira de Química (SBQ). Nesse sentido o CFQ na pessoa de seu presidente reportou que tem todo o interesse em participar de ações que visem "fortalecer a química no país" em conjunto com a SBQ. Para esse fim já estão em andamento negociações para se estabelecer acordos de cooperação entre a SBQ e o CFQ. Finalmente, o presidente do CFQ, por sua vez, reafirmou recentemente em notícia publicada em 3/11/2022 "que a aproximação com as instituições ligadas à Química é estratégica para o Sistema CFQ/CRQs".


Luiz Gonzaga de França Lopes
Secretário Geral SBQ








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299