.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1532

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



10/11/2022



Profa. Alaíde Braga de Oliveira (UFMG) é agraciada com a medalha José Israel Vargas do Mérito em Pesquisa pelo Depto. de Química da UFMG


O Departamento de Química (DQ-ICEx) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) tem a honra de divulgar a cerimônia de outorga da Medalha José Israel Vargas do Mérito em Pesquisa relativa ao ano de 2022. A Medalha José Israel Vargas foi instituída em 2018, para, a cada ano, homenagear pessoas que tenham destacadamente contribuído para o desenvolvimento da ciência química no Brasil.

Nessa edição foi agraciada a Professora da UFMG, Dra. Alaíde Braga de Oliveira. A professora Alaíde B. de Oliveira, foi docente do Departamento de Química por 25 anos, e da Faculdade de Farmácia da UFMG. Ela contribuiu sobremaneira para o desenvolvimento e valorização da área de química de produtos naturais no Brasil, bem como implementou linhas de pesquisa importantes na área de síntese orgânica no Programa de Pós-Graduação em Química da UFMG. Atualmente ela é Professora Emérita da Universidade Federal de Minas Gerais, membro Titular da Academia Brasileira de Ciências e Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil. Dentre outras honrarias recebidas, foi agraciada com a Medalha Otto Gottlieb da SBQ pelo brilhante trajeto profissional e pelo impacto que causou na disseminação do conhecimento científico na Química de Produtos Naturais. A cerimônia de outorga será nesta sexta-feira, dia 11/11/2022 no Auditório B101 do CAD3 da UFMG.

A Medalha José Israel Vargas foi concedida em sua primeira edição ao próprio patrono; em 2019, o agraciado foi o Professor Jailson Bittencourt de Andrade, do Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia e do Centro Universitário SENAI-CIMATEC, em Salvador, Bahia. Em razão do período de pandemia COVID-19, não aconteceram as edições de outorga dos anos de 2020 e 2021.


Fonte: Lúcia Pinheiro Santos Pimenta (UFMG)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299