02/02/2023
Coluna "Onde elas estão?" para o Boletim da Sociedade Brasileira de QuÃmica
Uma iniciativa do Núcleo Mulheres SBQ
Onde estão as mulheres cientistas no Brasil? Essa pergunta é frequente e sim, precisamos nos conhecer mais e promover maior divulgação das cientistas brasileiras que temos. Assim, o Núcleo Mulheres SBQ criou a "Onde elas estão?", uma coluna quinzenal no Boletim da SBQ. O objetivo é criar um espaço de destaque que apresente uma mulher cientista, sócia da SBQ, no formato "bate e volta" (sucinto). Esperamos criar um portfólio de vários perfis das cientistas brasileiras.
Conheça a Gisele André Baptista Canuto, professora e pesquisadora do Departamento de QuÃmica AnalÃtica da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e mãe do Matheus. Bacharel e licenciada em QuÃmica pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), fez seu mestrado e doutorado em Ciências no Instituto de QuÃmica da Universidade de São Paulo (IQ-USP). Atualmente coordena o Grupo de Pesquisa em BioanalÃtica e Metabolômica ClÃnica (BioMet) na UFBA, no qual seus trabalhos buscam a compreensão à nÃvel metabólico de diferentes doenças, como as negligenciadas (leishmaniose e Doença de Chagas), além de estudos sobre o câncer. Utiliza multipltaformas analÃticas, baseadas em técnicas de separação e espectrometria de massas, para desenvolvimento de métodos para análise metabolômica global.
|
Nome: Gisele André Baptista Canuto
Idade: 36 anos (opcional)
Quanto tempo que é professora/cientista contratada na universidade: 5 anos
Onde faz ciência: Grupo de Pesquisa em BioanalÃtica e Metabolômica ClÃnica (BioMet) – DQA – IQ-UFBA
Um(a) cientista: Marie Curie (sempre!)
Uma molécula/reação: _________________________
Maior conquista na carreira até o momento: ver o crescimento e evolução dos meus estudantes
Maior desafio na carreira: começar um grupo de pesquisa do zero sem nenhum suporte financeiro e equilibrar maternidade-pesquisa
Onde quer chegar: poder ver aplicações resultantes da minha pesquisa para a promoção da saúde, auxiliando de alguma maneira a sociedade
O que não pode faltar no laboratório: dedicação, comprometimento, respeito e amor pelo que faz. Além de financiamento!
Congresso que mais frequenta: RASBQ
Nas horas vagas...: gosto de estar com minha famÃlia e curtir cada etapa do crescimento do meu filho
Uma leitura recomendada (artigo/livro ou afim): “A menina que roubava livros” (Markus Zusak)
Relação com a SBQ: Sócia – Divisão QuÃmica AnalÃtica
Uma frase: “Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim” (Chico Xavier)
Fonte: Núcleo Mulheres SBQ
|