.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1544

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



16/02/2023



Livro de Produtos Naturais


A Química de Produtos Naturais (PN) no Brasil tem se caracterizado como uma das mais pujantes áreas de pesquisa. De Norte a Sul, encontram-se grupos bem estabelecidos, refletindo a atuação e contribuição da área para o desenvolvimento da ciência brasileira. Algumas iniciativas realizadas previamente pela Divisão de Produtos Naturais da SBQ traçaram um perfil dos estudos de PN em dois momentos distintos. Todavia, esses documentos que se encontram publicados na Química Nova refletem o ponto de vista dos autores (Produtos Naturais: Atualidade, Desafios e Perspectivas. Quim. Nova 2002, 25, 45-61, 2002 e A Química de Produtos Naturais do Brasil do Século XXI, Quim. Nova 2017, 40, 706-710).

No final do ano passado, a Divisão de Produtos Naturais começou a discutir a possibilidade de produzir um livro que serviria de radiografia da área, contendo um panorama geral sobre as pesquisas em Produtos Naturais no Brasil. Para dar continuidade a esta iniciativa, foi criado um comitê editorial que vem por meio deste informe convidar a todos para colaborar com a produção de capítulos para o livro mencionado acima, que deverá ser um marco na história dos PN a nível nacional.

O convite para participar deste livro está sendo feito exclusivamente através deste Boletim e a publicação do livro conterá contribuições voluntárias que serão editadas pelo comitê editorial.

CHAMADA PARA PRODUÇÃO DE CAPÍTULOS:

DATA LIMITE PARA ENVIO DOS RESUMOS DAS PROPOSTAS: 03/03/2023

ENVIO PARA: dpn.sbq@gmail.com

CONTEÚDO DA PROPOSTA/RESUMO DO CAPÍTULO (EM PORTUGUÊS - enviar preferencialmente em formato pdf)

Título (pode ser provisório)

Autores com respectivos endereços institucionais

Resumo de aproximadamente 300 palavras caracterizando a proposta de capítulo

Capítulos podem podem conter dados retrospectivos ou históricos, ou apenas atuais ou prospectivos, enfocando as pesquisas em PN

AS PROPOSTAS SELECIONADAS RECEBERÃO UM MODELO PARA SUBMISSÃO DO CAPÍTULO COMPLETO, o qual terá no máximo 10 páginas escritas em português.

AGUARDAMOS PROPOSTAS DE TODA A COMUNIDADE DE PN!

ESTA INICIATIVA BASEIA-SE NA EXPERIÊNCIA EXITOSA DA DIVISÃO DE QUÍMICA ORGÂNICA DA SBQ QUE EDITOU TRÊS LIVROS QUE PODEM SER BAIXADOS NOS SEGUINTES LINKS:

"Química Orgânica Sintética - Brasil 1987" - volume - 1.
Link: https://online.pubhtml5.com/kvfs/cxmv/#p=1

"Química Orgânica Sintética - Brasil 1994" - volume - 2.
Link: https://online.pubhtml5.com/kvfs/wwdz/

"Química Orgânica Sintética - Brasil 2022" - volume - 3.
Link: https://www.e-papers.com.br/download/QOS2022/QOS2022.pdf

Para qualquer dúvida, por favor entre em contato por meio do email da Divisão de Produtos Naturais da SBQ: dpn.sbq@gmail.com

Até mais,

Divisão de Produtos Naturais/SBQ.








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299