16/03/2023
Coluna "Onde elas estão?" para o Boletim da Sociedade Brasileira de Química
Uma iniciativa do Núcleo Mulheres SBQ
Onde estão as mulheres cientistas no Brasil? Essa pergunta é frequente e sim, precisamos nos conhecer mais e promover maior divulgação das cientistas brasileiras que temos. Assim, o Núcleo Mulheres SBQ criou a "Onde elas estão?", uma coluna quinzenal no Boletim da SBQ. O objetivo é criar um espaço de destaque que apresente uma mulher cientista, sócia da SBQ, no formato "bate e volta" (sucinto). Esperamos criar um portfólio de vários perfis das cientistas brasileiras.
Conheça a Franciele Oliveira Campos da Rocha, professora e pesquisadora do Departamento de Química da Universidade Federal de Roraima. Doutora em Química Analítica com distinção (2019) pela UFBA. Fez Pós-Doutorado Júnior (PDJ) no SENAI/CIMATEC (2020-2021) com projeto aprovado pelo CNPq – Bolsas no país. Docente do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais (PRONAT-UFRR). Colaboradora desde 2011 do LAQUAM/UFBA (Laboratório de Química Analítica e Ambiental). Tem experiência na área de Química Analítica e Ambiental, com ênfase em Química Atmosférica, Amostragem Passiva, Avaliação de Risco à Saúde Humana e Poluição Plástica.
|
Nome: Franciele Oliveira Campos da Rocha
Quanto tempo que é professora/cientista contratada na universidade: 1 ano.
Onde faz ciência: Análises Químicas Aplicada/UFRR
Um(a) cientista: Vânia Palmeira Campos
Uma molécula/reação: Dopamina
Maior conquista na carreira até o momento: Aprovação em 1º Lugar no Concurso Público da UFRR.
Maior desafio na carreira: Estabelecimento de novas parcerias (com mudança de instituição) e recursos para laboratório de pesquisa.
Onde quer chegar: Numa sociedade sustentável que valoriza a Ciência e seus afins.
O que não pode faltar no laboratório: Dedicação, parceria e investimento financeiro.
Congresso que mais frequenta: Encontro Nacional de Química Analítica
Nas horas vagas...: Curto a família.
Uma leitura recomendada (artigo/livro ou afim): O caçador de Pipas - Khaled Hosseini
Uma frase: “Se você ouve uma voz dentro de você dizendo ‘você não pode pintar’, então pinte e essa voz será silenciada” – Vincent Van Gogh.
Fonte: Núcleo Mulheres SBQ
|