.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1550

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



30/03/2023



Coluna "Onde elas estão?" para o Boletim da Sociedade Brasileira de Química


Uma iniciativa do Núcleo Mulheres SBQ

Onde estão as mulheres cientistas no Brasil? Essa pergunta é frequente e sim, precisamos nos conhecer mais e promover maior divulgação das cientistas brasileiras que temos. Assim, o Núcleo Mulheres SBQ criou a "Onde elas estão?", uma coluna quinzenal no Boletim da SBQ. O objetivo é criar um espaço de destaque que apresente uma mulher cientista, sócia da SBQ, no formato "bate e volta" (sucinto). Esperamos criar um portfólio de vários perfis das cientistas brasileiras.

Conheça Adriana Flach, professora e pesquisadora do Departamento de Química da Universidade Federal de Roraima desde 2004. Graduada em Química Licenciatura Plena(1998), mestre em Química (2000) pela Universidade Federal de Santa Maria e doutora em Química pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Participa da equipe estadual organizadora das Olimpíadas de Química. Atualmente orienta no Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia da REDE BIONORTE. Atua na área de Química de Produtos Naturais estudando sua composição química e atividade biológica, com ênfase em estudos de produtos de abelhas. Em 2022 recebeu da Assembleia Legislativa o título de "Orgulho de Roraima".



Nome: Adriana Flach

Idade: 48 anos

Quanto tempo que é professora/cientista contratada na universidade: 18 anos

Onde faz ciência: Grupo de Moléculas Bioativas/Laboratório de Biotecnologia e Química Fina/Universidade Federal de Roraima

Um(a) cientista: Maria Lúcia Belém Pinheiro

Uma molécula/reação: hotrienol (tem me intrigado)

Maior conquista na carreira até o momento: Conseguir fazer ciência em instituição na Amazônia.

Maior desafio na carreira: Contribuir com o estudo de moléculas bioativas da biodiversidade amazônica para o desenvolvimento sustentável e agregar meninas à ciência.

Onde quer chegar: Motivar mais meninas para ingresso na Química e ver meus filhos crescendo como cidadãos conscientes de sua importância na construção de um mundo melhor.

O que não pode faltar no laboratório: Paixão pela ciência, garra para vencer os desafios, senso de coletividade além de financiamento.

Congresso que mais frequenta: Reunião da Sociedade Brasileira de Química

Nas horas vagas Fico com a família, preparamos uma refeição caseira e sempre que possível curtimos a natureza.

Uma leitura recomendada (artigo/livro ou afim): As Cientistas: 50 mulheres que mudaram o mundo.

Relação com a SBQ: Sou sócia desse a graduação (1995) e das divisões de Produtos Naturais e Ensino.

Uma frase: “Lembre-se que as pessoas podem tirar tudo de você, menos o seu conhecimento.” Albert Einstein


Fonte: Núcleo Mulheres SBQ








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299