11/7/2013
Presidente do CNPq anuncia possÃvel cronograma do novo edital dos INCTs
|
De acordo com Glaucius Oliva, edital dos INCTs deve ser lançado até novembro. Foto: Fabio Pozzebom/ABr |
Durante o encerramento do 2° Seminário de Acompanhamento e Avaliação dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs), na última sexta-feira (5), em BrasÃlia (DF), o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e Tecnológico (CNPq), Glaucius Oliva, estabeleceu uma previsão inicial para a composição do edital de renovação e formação dos novos institutos.
"Pretendemos lançar o edital entre outubro e novembro de 2013. A etapa de seleção das propostas deve ocorrer em janeiro e a avaliação dos projetos entre fevereiro e setembro de 2014", estimou. O presidente esclareceu que os INCTs já consolidados não serão prejudicados nesta nova seleção, mesmo que ainda haja financiamentos pendentes nesta edição.
"Por conta dos diferentes prazos de término desta primeira experiência devido ao perÃodo distinto de composição de grupos de INCTs, recomendo que aqueles que se enquadrem nesta prerrogativa peçam a prorrogação da vigência dos projetos, no prazo máximo de até 12 meses", sugeriu o presidente do CNPq. "Uma vez que ainda hajam financiamentos a serem liberados, para que não ocorram aplicações indiscriminadas e apressadas comprometendo a qualidade das pesquisas e iniciativas."
Ainda sobre o edital, Glaucius informou que caso haja renovações, as vigências dos projetos serão conciliadas. "Não haverá impedimento dos INCTs vigentes efetuarem a inscrição no novo edital. As vigências serão casadas."
O secretário executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luiz Antonio Elias, manifestou interesse no aperfeiçoamento do programa e citou pilares considerados fundamentais para a ciência e tecnologia brasileiras. "Queremos avaliar e aprimorar os processos de composição dos INCT´s, para suprir as lacunas da edição inicial do programa", disse. Elias ainda pontuou que na próxima etapa, será necessário aperfeiçoar a divulgação dos resultados para a sociedade.
Fonte: Agência Gestão CT&I com informações do MCTI
|