.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1081

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


11/7/2013



VII SIBOE: óleos da amazônia precisam da pesquisa para chegar ao mercado


A importância que os produtos da floresta têm para as comunidades tradicionais da amazônia está entre as preocupações dos químicos da universidade. Por isso, o VII Simpósio Brasileiro de Óleos Essenciais, que será realizado pela Universidade Federal do Oeste do Pará, de 15 a 18 de outubro, terá como item principal de sua programação o atual estágio da pesquisa com óleos essenciais e vegetais da região. Apesar do lastro considerável de estudos existentes sobre esses produtos naturais, a viabilidade comercial da matéria-prima, extraída em vastas extensões de florestas, ainda depende da contribuição dos pesquisadores, explica Elaine Oliveira, professora da UFOPA e uma das organizadoras do evento.

Um grande número de comunidades, dos estados do Pará e Amazonas, dedica-se hoje à coleta das plantas para obtenção de óleos que serão vendidos para indústrias nacionais ou exportados, explica Elaine. Os óleos da copaíba e da andiroba são os principais nesse quadro.

O produto que chega aos compradores, no entanto, é desigual em sua composição química, o que impede a fixação de padrões de qualidade. Em parte por causa de variações provocadas pelo período da colheita, isto é, ao longo do ano ocorre a chamada constituição química atrelada à sazonalidade. Em parte porque a planta, a copaíba, por exemplo, existe na natureza em várias espécies, o que também significa composições químicas e propriedades diferentes. A principal fonte de conhecimento tecnológico a quem essas comunidades tradicionais – ribeirinhos, quilombolas, povos da floresta – podem recorrer para avaliar os produtos são os laboratórios das universidades.

Pesquisadores da UFOPA, das Universidades federais do Amazonas, e do Pará, contando com a participação de colegas da UNICAMP, vão expor no evento os estudos mais recentes sobre óleos essenciais e vegetais (esta última categoria onde se enquadram a copaíba e a andiroba). O Simpósio terá também a contribuição de representantes das empresas Natura e Chamma da Amazônia, e a participação de uma especialista europeia em mercado de fragrâncias, a francesa Monique Remy, que vai falar sobre Mercado e Óleos Essenciais.


Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Imprensa da SBQ)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299