.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1082

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


18/7/2013



Capes realiza reunião com Fundações de Amparo a Pesquisa de todo o país


"Nossa intenção é interagir cada vez mais com quem está na ponta do sistema de ciência, tecnologia e inovação no país". Foi com esse objetivo que o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Almeida Guimarães, abriu a reunião da agência com representantes de 22 fundações de amparo à pesquisa (FAP) de todo o Brasil. O encontro aconteceu nesta terça-feira, 16, na sede da Capes em Brasília.

O encontro reuniu representantes de 22 fundações de amparo à pesquisa de todo o Brasil (Foto: Guilherme Feijó - CCS/Capes)

Hoje a Capes mantem acordos firmados com 19 Fundações de todo o Brasil. As modalidades de apoio se dão em formas de bolsas de estudo, da iniciação científica ao pós-doutorado, e recursos de custeio e capital. O investimento total desses acordos é da ordem de R$ 760 milhões. Jorge Guimarães destacou a importância desses órgãos no desenvolvimento científico do país. "As FAPs são um grande instrumento para potencializar a ciência e tecnologia no Brasil. O número e o alcance das nossas fundações é fator inédito em qualquer país em desenvolvimento semelhante ao nosso. Agora, queremos aumentar nossas articulações com todos os Estados e assim avançar mais", definiu.

Durante o encontro foi assinada uma portaria para instituir o Programa de Apoio e Parceria da Capes com as FAPs (Foto: Guilherme Feijó - CCS/Capes)

Durante o encontro foi assinada uma portaria para instituir o Programa de Apoio e Parceria da Capes com as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa – Programa Capes/FAP. Para o coordenador-geral de Programas Estratégicos da Capes, Manoel Santana, trata-se de um avanço significativo. "Hoje estamos institucionalizando nossa parceria com as FAPs. É um grande passo pois a partir de agora essa cooperação passa a ser uma ação de Estado, não apenas de governo, o que garante recursos, representa um apoio mais estável e cria procedimentos padronizados", concluiu.

A Capes mantem hoje acordos firmados com 19 fundações com um investimento total da ordem de R$ 760 milhões (Foto: Guilherme Feijó - CCS/Capes)

Na próxima semana acontece uma reunião do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) na Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em Recife.


Fonte: Coordenação de Comunicação Social da Capes (Pedro Matos)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299