.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1082

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


18/7/2013



SBQ leva a química sustentável à principal reunião científica do país


Tendo como tema central "Ciência para um novo Brasil", a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, SBPC, realizará sua 65ª Reunião Anual, de 21 a 26 de julho. Em 2013, o principal fórum de debates sobre ciência do país relaciona 266 atividades, entre as quais 82 conferências e 87 mesas-redondas. A Sociedade Brasileira de Química marcará sua participação levando ao encontro a contribuição dos químicos na formulação de ideias inovadoras para a transformação sustentável de atividades produtivas. "Estamos, mais uma vez, dando uma colaboração expressiva para essa grande discussão sobre os novos caminhos em busca da sustentabilidade", afirma o presidente da SBQ, Vitor Francisco Ferreira.

Entre as participações estão as conferências de Jailson Bittencourt de Andrade, (UFBA), membro do Conselho Consultivo e ex-presidente da SBQ, que tratará de "Energia, Água e Alimentos: os Principais Desafios do Século XXI".; do também conselheiro e ex-presidente, Fernando Galembeck (UNICAMP), que tem como tema de sua apresentação "Lixo ou Tesouro"; de Beate Santos (UFPE), sobre "Diagnóstico Químico de Doenças", e de Hamilton Varela (IQSC-USP), que vai falar sobre "Sistemas Dinâmicos em Química". A SBQ programou ainda a realização de duas mesas-redondas: "Bioeconomia e Sustentabilidade" que será coordenada pelo presidente Vitor Ferreira (UFF), com participação da conselheira e ex-presidente Vanderlan Bolzani (UNESP) e de Sérgio Xavier (UFPE), e "Nanomateriais e os Métodos de Geração de Energia Limpa", que será coordenada pelo secretário-geral Aldo Zarbin (UFPR) com as participações de André Galembeck (UFPE) e Roberto Torresi (USP). Além disso, serão ofertados três mini-cursos e realizada uma sessão especial em homenagem ao ex-presidente Ricardo Ferreira. Veja aqui a tabela com a relação dos membros da SBQ que farão apresentações na SBPC.


Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Imprensa da SBQ)













SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299