.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1083

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


26/7/2013



Graphene Brazil 2013 mostra as fronteiras do carbono


Os novos conhecimentos surgidos com a pesquisa em nanomateriais de carbono geram uma demanda crescente por eventos que permitam a troca de informações entre especialistas. Um desses eventos acontecerá no Brasil, de 22 a 25 de setembro, no Rio de Janeiro, trazendo ao país 12 participantes internacionais para mostrar trabalhos recentes feitos na China, Coreia, Espanha, Estados Unidos, Índia, Japão e Reino Unido, ao lado de pesquisadores brasileiros. O Graphene Brazil, em sua segunda edição, é organizado pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Nanomateriais de Carbono, que reúne cerca de 80 pesquisadores, com apoio do CNPq, Faperj, Capes e Universidade Federal Fluminense.

As possibilidades que se abriram na última década com os nanomateriais de carbono têm levado a uma corrida mundial para transformar a pesquisa em tecnologias e produtos. Alguns exemplos do que isso significa serão apresentados no Graphene Brazil, relata Pedro Venezuela, professor da UFF, e um dos organizadores do encontro. Cientistas dedicam-se hoje a encontrar rotas que permitam obter grafeno, em larga escala e de alta qualidade, procurando chegar a materiais de custo acessível e facilmente reproduzíveis pela indústria. Este será o tema da palestra do pesquisador Hong-Jun Gao, da Academia de Ciências da China. No rol das aplicações esperadas para o grafeno está a substituição do silício no transporte eletrônico, criando uma alternativa com vantagens de preço e de maior disponibilidade que o insumo tradicional. Ou, ainda, a produção de telas flexíveis para equipamentos eletrônicos, um componente inovador, cobiçado pela indústria mundial, hoje objeto de investimentos da Samsung.

No campo dos nanotubos de carbono, cuja descoberta científica é anterior à do grafeno, já é possível avaliar o alcance de algumas aplicações. Entre as quais utilizar suas propriedades mecânicas para produzir concreto mais resistente e mais leve. Ou utensílios como coletes à prova de bala, com maior resistência e leveza, como já vem sendo feito pelo Exército de Israel.

O Graphene Brazil deverá se destacar como o encontro mais importante do gênero na América Latina, diz Pedro Venezuela, pelo ineditismo do conteúdo. São esperados pesquisadores da Argentina, Chile e Colômbia, atraídos pela amplitude da reunião internacional, ao lado de cientistas dos Estados Unidos e Europa. A reunião será realizada em Búzios, Rio de Janeiro, de 22 a 25 de setembro. Veja a programação, aqui.


Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Imprensa da SBQ)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299