.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1083

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


26/7/2013



"É dever da ciência contribuir para o avanço do País", diz Ministro Raupp


O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, destacou a importância da escolha do tema "Ciência para um novo Brasil" para a 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Segundo ele, é papel da ciência contribuir para a melhoria dos índices sociais e econômicos do País.

"É dever da ciência contribuir para o avanço do País", diz Ministro Raupp. Crédito: Wilson Dias/ABr

"A sociedade brasileira investiu na construção do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia [SNCT]. Agora, é a hora de mostrar que foi uma decisão correta. Devemos retribuir o que o País fez pela ciência. Nós já fazemos isso, mas não na velocidade e intensidade que o Brasil necessita. Precisamos renovar e redimensionar os compromissos da ciência com o País", frisou o ministro na abertura do evento, neste domingo (21), na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Recife.

O chefe do MCTI ressaltou que o momento econômico do Brasil é ideal para a construção de um novo País. Ele lembrou que desde 2003 cerca de 22 milhões de brasileiros ultrapassaram a linha da extrema pobreza, enquanto 40 milhões chegaram à classe C. No mesmo período, as reservas internacionais do País subiram de US$ 35 bilhões para US$ 370 bilhões e a economia está entre a sexta e sétima posições do mundo, com possibilidade de se firmar na quinta até 2020.

Apesar da melhora econômica, Raupp falou que o País ainda sofre com graves desequilíbrios de renda. Para ele, a receita para combater este problema é estimular a produção de ciência, tecnologia e inovação nestas regiões. "Vamos contratar editais e programas do MCTI para possibilitar este progresso. A geração de riqueza que o Brasil precisa, depende cada vez mais da agregação de valor da produção. Isto exige que as empresas invistam mais em pesquisa e desenvolvimento. Ciência e inovação, quando articuladas em conjunto, além de gerar riquezas, produzem avanços significativos na trajetória do País".

Raupp explicou que estas ações precisam vir aliadas à melhora da qualidade do sistema educacional, em especial do ensino fundamental, classificado por ele como o principal gargalo a ser enfrentado. "A educação permanecerá com dificuldades enquanto não encontrarmos soluções para questões como recuperação do status da escola, qualificação de professores, e desenvolvimento de metodologia de ensino capaz de proporcionar efetiva aprendizagem. Essas são questões apropriadas para a comunidade científica colocar em pauta para a busca de soluções".

Para auxiliar no combate deste problema, a SBPC incorporou na programação um curso de atualização para professores em quatro municípios de Pernambuco. Entre os dias 15 e 17 de julho, a iniciativa capacitou 7 mil professores por meio de conferências, mesas-redondas e minicursos. Intitulada SBPC Educação, a atividade continuará para os próximos eventos.

Além da área de educação, a 65ª reunião, que acontece até sexta-feira (26), contará com debates em temas como Amazônia Azul, células-tronco e Impacto e Avaliação da Pesquisa. Serão realizadas, ao todo, 82 conferências, 87 mesas-redondas, 60 minicursos, 16 encontros, nove sessões especiais, seis simpósios e seis assembleias.

Paralelo ao encontro, serão promovidas atividades para estimular o interesse do público pela ciência e tecnologia como a SBPC Jovem, a SBPC Cultural, a ExpoT&C e a SBPC Mirim.

Para saber a programação do encontro acesse a página da SBPC neste link.


Fonte: Agência Gestão CT&I






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299