.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1083

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


26/7/2013



65ª Reunião Anual da SBPC - INCTs apresentam projetos de pesquisa


Os institutos nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) têm um estande na 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Ali o público da mostra ExpoT&C pode conhecer, por meio de protótipos, publicações e vídeos, as pesquisas desenvolvidas pelos institutos que representarão o Programa INCT , coordenado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI).

O INCT de Tecnologias Analíticas Avançadas terá duas atividades interativas. A Instrumentação Analítica apresentará, de forma didática e simples, os teores de açúcar inseridos em diversas bebidas, como caldo de cana e refrigerantes. A segunda atividade, denominada Contaminantes Emergentes, fará a demonstração de um programa que fornece conhecimentos básicos sobre uma nova classe de contaminante, que requer maior atenção no processo de tratamento de água utilizada pela população.

O INCT de Ciências dos Materiais em Nanotecnologia lançará um jogo educativo voltado para a prática da alimentação saudável destinado às crianças. Os visitantes do estande poderão conhecer os jogos desenvolvidos pelo projeto Ludo Educativo. Outros dois projetos do instituto, ligados a nanotecnologia e novos produtos de cosméticos, estarão no estande.

Já o INCT de Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa levará projetos como o Encontro de Saberes, que tem como meta propiciar um espaço de experimentação pedagógica e epistêmica capaz de inspirar resgates de saberes e inovações, beneficiando a todos os envolvidos – estudantes, mestres e professores.

Atividades desenvolvidas pelos grupos de trabalho Robôs Táticos para Ambientes Internos, Veículos Terrestres Autônomos, Sistemas Aéreos Não Tripulados, Aplicações Integradoras e Veículos Aquáticos serão apresentados pelo INCT em Sistema Embarcados Críticos.

Infravermelho

O espaço do INCT de Nanodispositivos Semicondutores contará com um vídeo do infravermelho desenvolvido em seu projeto de pesquisa, além de um kit experimental que permite interação com o público. Um vídeo institucional e o equipamento de detecção de gás carbônico compõem o espaço destinado ao instituto.

Filmes, livros e guias de identificação impressos e virtuais do INCT da Biodiversidade Amazônica estarão disponíveis ao público no estande do programa. Uma exposição de novos fungos (espécies de cogumelos) destinados à composição de pratos na alta gastronomia completa o rol de projetos do instituto.

O INCT de Investigação em Imunologia exibirá um curta-metragem de cinco minutos sobre o desenvolvimento da vacina contra febre reumática, atualmente na fase de ensaios clínicos com humanos. Inserido nas atividades, o jogo de tabuleiro Rota da Pesquisa possibilita aos visitantes competir em um percurso composto por projetos científicos.

Já os representantes do INCT de Arqueologia, Paleontologia e Ambiente do Semiárido farão demonstrações de atividades desenvolvidas em seu cotidiano, como os procedimentos da investigação de vestígios arqueológicos.

Leia mais.

Acompanhe a participação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) na reunião anual da SBPC.

Acesse o site do evento.


Fonte: Ascom do CNPq






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299