.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1084

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


1/8/2013



Lançado o livro A pós-graduação e a evolução da produção científica brasileira


CapaLivro-PosGr-SBPC-2013-

No dia 23/07, foi lançado o livro A pós-graduação e a evolução da produção científica brasileira, de autoria de Elenara Chaves Edler Almeida e Jorge Almeida Guimarães. O lançamento foi realizado no Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), durante a programação da 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

O livro é fruto da tese de doutorado defendida por Elenara Almeida no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciência: Química da Vida e Saúde do Instituto de Ciências Básicas da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A autora explicou o conteúdo da obra, que foi organizado em três capítulos, "1. A comunicação científica e o desenvolvimento da ciência"; "2. Pós-graduação no Brasil: o caso da Capes"; "3. O Portal de Periódicos da Capes". A apresentação do livro foi escrita por Abilio Afonso Baeta Neves, que presidiu a Capes de 1995 a 2003, período da criação do Portal de Periódicos.

Jorge Guimarães, orientador da autora, declarou se sentir honrado em ter participado o trabalho e ressaltou a relevância do tema, por se tratar da questão da produção científica brasileira. O Brasil ocupa hoje a 13ª posição no hanking mundial da produção científica.

24jul13-SBPC 0252
Jorge Guimarães e Elenara Almeida lançam livro fruto de tese de doutorado (Foto: Fabiana Santos - CCS/Capes)

Obra
O livro aborda a produção científica nacional no momento em que o país conta com cerca de 28 mil grupos de pesquisa com 129 mil pesquisadores trabalhando em 452 instituições. A produção de ciência passa por um período de crescimento notável de publicações de artigos e projetos de pesquisa, acompanhado pelo aumento da oferta de programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado).

24jul13-SBPC 0280
Participantes da 65ª Reunião da SBPC participam do lançamento da obra voltada à produção científica (Foto: Fabiana Santos - CCS/Capes)

A obra conta a história da pós-graduação desde a fundação da Capes, passando pelos indicadores de evolução da participação da comunidade científica brasileira no âmbito nacional e internacional. Além disso, um consistente referencial teórico e dados estatísticos embasam alguns levantamentos feitos sobre a participação de cada área de conhecimento no cenário de pesquisa brasileira e mundial e os benefícios decorrentes da criação do Portal de Periódicos da Capes, importante mecanismo para o apoio bibliográfico dos pesquisadores.

24jul13-SBPC 0230
Mesa-redonda aborda o impacto e avaliação da pesquisa (Foto: Fabiana Santos - CCS/Capes)

Mesa-redonda
Um debate sobre impacto e avaliação da pesquisa antecedeu o lançamento do livro. Participaram da mesa, a presidente da SBPC, Helena Nader, o presidente da Capes, Jorge Guimarães, o presidente do CNPq, Glaucius Oliva, e o diretor científico da Fundação de Amparo à pesquisa da Fapesp, Calos Henrique de Brito Cruz.

Para Brito, o desafio de aumentar o impacto da ciência brasileira passa por três aspectos, social, econômico e intelectual. Ele listou algumas ações que podem contribuir para este aumento: proteger o tempo do pesquisador contra tarefas extra-científicas, a exemplo dos Grants Management Offices, nos EUA; desenvolver a cooperação internacional; aumentar a visibilidade e impacto das revistas brasileiras; estimular a qualidade e mérito; valorizar mais as citações de cada artigo em vez do fator de impacto da revista onde é publicado.

Jorge Guimarães lembrou que o Brasil passou seus primeiros 300 anos sem nada acontecer e hoje já alcançou a 6ª posição na economia mundial. "Temos empresas de excelência como Embraer e Embrapa. Temos características muito próprias, mas temos que continuar avançando na ciência. Todos os países que lideram a ciência também lideram o PIB."

24jul13-SBPC 0224
Presidente da Capes diz que institutos de formação profissional e tecnológica não podem se tornar mini-universidades (Foto: Fabiana Santos - CCS/Capes)

Alguns questionamentos da plateia levaram a presidente da SBPC a ressaltar o papel dos institutos federais de educação profissional e tecnológica. "Os institutos devem retornar ao foco inicial que era o de termos técnicos bem formados. No Brasil temos mania de querer que todo mundo seja doutor. Em países como Alemanha, formam-se técnicos de qualidade. Devemos retomar o propósito dessas instituições", reforçou.

Guimarães falou que existem institutos enviando propostas de mestrados para a Capes, mas que essas propostas não serão aprovadas, já que o foco dos institutos tecnológicos é outra. "Institutos de ensino profissional e tecnológicos não foram criados para serem mini-universidades", concluiu o presidente da Capes.

(Fabiana Santos)


Fonte: Coordenação de Comunicação Social da Capes  






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299