.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1084

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


1/8/2013



Programação preliminar do Fórum Mundial da Ciência é divulgada


oi apresentada, no dia 23/07, a programação preliminar do Fórum Mundial da Ciência (FMC). O evento irá reunir representantes de 300 academias de ciência do mundo de 24 a 27 de novembro, no Rio de Janeiro (RJ). O FMC foi tema de uma sessão especial durante a 65a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

De acordo com o presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Jacob Palis, o evento será uma excelente oportunidade para conhecer as demandas e o que está sendo feito pela ciência mundial. “Além dos representantes das academias, participarão reitores de importantes universidades e agências de fomento. Será um ótimo lugar para discutir cooperações internacional”, afirmou Palis.

Estão confirmados como palestrantes o presidente da Academia Chinesa de Ciências, Chunli Bal, o presidente da Academia de Ciências da África do Sul, Daya Reddy, e o Prêmio Nobel Werner Arbe. A abertura do evento será na Teatro Municipal do Rio de Janeiro com a presença da presidente da República, Dilma Rousseff.

Essa é primeira vez que o FMC será organizado fora da cidade de Budapeste, na Hungria. Ao todo serão sete plenárias e 12 sessões paralelas. Entre as principais palestras estão: política públicas de ciência; amazônia, biodiversidade e desenvolvimento sustentável; desigualdades como barreiras para a sustentabilidade global; e ciência para recursos naturais. A programação pode acessada neste link.

Para introduzir o tema na sociedade brasileira e colher sugestões, o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), realizou seis encontros regionais. O último será promovido em agosto em Brasília (DF).

Mais informações sobre os eventos preparatórios no site http://fmc.cgee.org.br.


Fonte: Agência Gestão CTI&I






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299