.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1084

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


1/8/2013



Participação da SBQ na 65ª. Reunião Anual da SBPC


A SBQ esteve presente na 65ª Reunião Anual da SBPC, que ocorreu em Recife entre 21-26 de julho, com uma participação bastante ativa e de alto nível. Todas as atividades propostas pela SBQ tiveram a participação de um expressivo número de estudantes e professores, que fizeram destas atividades um bom fórum de debates e visibilidade para a SBQ. A Profa. Beate S. Santos (UFPE) mostrou como é possível se realizar diagnósticos de doenças através de reações químicas, assim como as oportunidades no mercado de diagnóstico. O Prof. Jailson B. Andrade (UFBA) fez um amplo levantamento sobre a situação e as perspectivas para o século XXI sobre três assuntos de extrema importância para a humanidade: energia, água e alimentos. Dentro deste contexto, mostrou como o homem está exposto a grandes experimentos em andamento, tais como explosão demográfica, progresso tecnológico, aquecimento global e progresso da evolução, e que estes interferem na vida independentemente da sua vontade. O Prof. Fernando Galembeck (UNICAMP) abordou um dilema bem atual: Lixo ou tesouro? Dependendo da época alguns produtos podem ser ruins, como por exemplo, o petróleo que era ruim para a agricultura, depois se tornou o ouro negro. Mostrou dados importantes sobre a mineração urbana e as oportunidades para esta nova área que envolve desenvolvimento de ciência e tecnologia. O Prof. Hamilton Varela (USP-SC) fez uma passeio sobre os sistemas dinâmicos em química com ênfase no comportamento complexo em sistemas simples, ou seja, sistemas que apresentam sensibilidades extremas à condições iniciais ou a pequenas perturbações devido à não linearidade das equações do sistema, podendo evoluir por diferentes caminhos.

A mesa redonda sobre Nanomateriais e os Métodos de Geração de Energia Limpa, coordenada pelo Prof. Aldo Zarbin (UFPR) e com a participação dos Profs. André Galembeck (UFPE) e Roberto M. Torresi (USP) atraiu a presença de um considerável número de participantes, que presenciaram a discussão sobre como os materiais em escala nanométrica podem auxiliar na melhoria de eficiência e sustentabilidade em todos os elos da cadeia energética, da captação, conversão, distribuição, armazenamento e utilização, com destaque em células solares, baterias, supercapacitores e os diferentes aspectos dos biocombustíveis. O tema bioeconomia e sustentabilidade foi apresentado pelos professores Vitor Ferreira (UFF) e Vanderlan Bolzani (UNESP), que fizeram abordagens sobre a importância da química e da biodiversidade para um tema de destaque nas agendas de ciência e tecnologia nacional e internacional. A Profa. Vanderlan Bolzani (UNESP) ainda representou a SBQ nos eventos – Discussão do PL2177/11 com o Deputado Sibá Machado, e Diálogos do Ministro da C&T&I com as Sociedades Científicas. Na reunião com o Deputado Sibá Machado, tratou-se de pontos que devem ser melhorados e até alterados no PL 2177/11 – projeto que dispõe sobre o novo código de ciência, tecnologia e inovação. O Deputado solicitou na reunião atenção especial das sociedades científicas para acompanhar toda a tramitação do processo nas instâncias do legislativo e senado. O PL 2177/11 encontra-se em análise na Câmara dos Deputados por meio de uma comissão especial e é uma das mais importantes propostas legislativas do momento, tendo em vista que busca nova regulamentação para destravar e impulsionar a retomada das pesquisas tecnológicas dentro dos novos desafios econômicos e sociais do país. Na sequencia, diálogos do Ministro da C&T&I com as sociedades científicas tratou de ouvir as reivindicações feitas pelas várias sociedades presentes. Nesta reunião, o ministro Marco Antonio Raupp, o secretário de C,T&I Antonio Elias e o presidente do CNPq, Glaucius Oliva, responderam as solicitações e questionamentos das sociedades, como financiamento para pesquisa, a questão da ética, desburocratização do sistema que engessa a pesquisa, bolsas, autonomia das universidades, dentre outros temas. A SBQ também participou da mesa redonda Mestrados Profissionais para a Escola Básica: Desafios e Ações, promovida pela SBM, e mostrou a ações que estão sendo iniciadas no projeto do PROFQUI.

A participação da SBQ na reunião da SBPC contou ainda com o oferecimento dos seguintes cursos para professores do ensino médio: 1) A Estrutura do Átomo (Oscar Loureiro Malta e Marcos Antônio Couto dos Santos – UFPE); 2) Eletroquímica para o Ensino Médio (Maria da Conceição Branco da Silva - Universidade do Porto), e 3) A Química em Contexto: Experimentos e Recursos Interativos para o Ensino e a Divulgação (Guilherme Marson – USP).

Agradecemos aos colegas que disponibilizaram do seu tempo para participarem do evento, e também aos Professores da UFPE André Galembeck e Daniela Maria do Amaral Ferraz e Navarro, pelo apoio local.

A SBQ nasceu dentro de uma reunião da SBPC e durante muitos anos fez sua reunião conjunta com ela. Atualmente continua dando o seu apoio e contribuição para que essa importante sociedade científica se mantenha representando a ciência brasileira em todos os níveis.


Fonte: Vitor F. Ferreira (Presidente da SBQ)  






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299