8/8/2013
Presidente do CNPq assina termo de cooperação com o Ministério da Cultura
|
Foto: Claudia Marins
|
O presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e Tecnológico (CNPq), Glaucius Oliva, assinou nesta segunda-feira (5), um termo de cooperação com a Secretaria da Economia Criativa do Ministério da Cultura (SEC), que prevê a execução de estudos e pesquisas aplicadas sobre economia criativa.
A iniciativa tem como objetivo consolidar e expandir a temática no paÃs, e também, difundi-la por intermédio do Observatório Brasileiro da Economia Criativa (OBEC) e dos Observatórios Estaduais, que comporão a Rede Brasileira de Informação e Monitoramento sobre Economia Criativa.
A secretaria da Economia Criativa será responsável pelo financiamento dos R$ 2,5 milhões, que serão aplicados pelo CNPq. A meta é produzir relatórios, pesquisas e documentos técnicos, previstos no Plano de Trabalho pactuado, para posterior contratação dos respectivos pesquisadores. O perÃodo de vigência do termo de cooperação termina no dia 01 de julho de 2015.
|
Foto: Claudia Marins
|
Cabe ao CNPq, lançar uma chamada pública para seleção de projetos de pesquisa na área referida, considerando os temas: Marcos legais para a economia criativa brasileira (tributários, trabalhistas, previdenciários e administrativos); Empreendedorismo cultural e criativo; Territórios criativos (APLs, cidades, bairros, pólos); Associativismo, cooperativismo e autogestão de empreendimentos e profissionais criativos; Capacitação técnica e gerencial de profissionais e empreendimentos criativos; e Inovação em cultura.
Os projetos selecionados contarão com o valor máximo de R$ 50 mil e terão 12 meses para execução da proposta inicial. O lançamento da chamada está previsto para ocorrer entre os meses de agosto e setembro deste ano. A secretaria da Economia Criativa, Claudia Sousa Leitão, esteve presente ao CNPq para ratificar o documento.
Fonte: Coordenação de Comunicação Social do CNPq
|