.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1085

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


8/8/2013



Encontro da SBQ em Minas Gerais marca momento de expansão no ensino e pesquisa


A formação da sétima turma de licenciatura, da primeira de bacharelado, e a consolidação do programa de pós-graduação em Física e Química de Materiais marcam passos importantes para a expansão da área na Universidade Federal de São João Del-Rei (MG). Soma-se a esses fatos a construção da Central Analítica da Rede Mineira de Química, prevista para o ano que vem. A Central deverá ser um polo de atendimento a todas as universidades do Estado, hoje com onze instituições de ensino superior federais.

Esse panorama vai recepcionar os participantes do XXVII Encontro Regional da SBQ, que acontecerá de 8 a 10 de novembro, e contará com palestrantes de diversas instituições, entre elas UFPE, UFRJ, Unesp, UNICAMP e USP. Fazem parte da programação 18 conferencistas convidados, oito minicursos e quatro workshops sobre: Conversão de Energia, Eletroforese Capilar, Química Teórica e Eletroquímica e Eletroanalítica, para um público esperado de cerca de 1000 pessoas.

Para os alunos, pesquisadores e docentes da UFSJ, a reunião significa também um momento importante no processo de integração com outras instituições, vivido pela Universidade, lembra Jefferson L. Ferrari, professor do Departamento de Ciências Naturais da UFSJ, e presidente da Comissão Organizadora XXVII ERSBQ-MG 2013. A implantação da central de química analítica abrirá novas possibilidades de pesquisa em colaboração com grupos de todo o Estado o que é uma pauta destacada do Encontro.

Com um grupo de docentes que se integraram à UFSJR em período recente, e a formação dos novos bacharéis, a universidade vem procurando, ao mesmo tempo, estreitar os laços com as atividades industriais da região, nota o presidente da Comissão.

A submissão de resumos no XXVII Encontro Regional de Minas Gerais da SBQ até 26 de agosto.

Para mais informações, acesse os sites: www.ersbq2013.ufsj.edu.br e www.workshopersbq2013.ufsj.edu.br


Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Imprensa da SBQ)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299