.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1086

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


15/8/2013



Programa de pós-graduação seleciona bolsistas estrangeiros para mestrado


O Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG) está selecionando bolsistas estrangeiros para efetuar sua formação de mestrado no país. O objetivo é conceder bolsas para cidadãos de países com os quais o Brasil mantém acordo de Cooperação Educacional e Cultural ou em Ciência e Tecnologia, para realização de estudos de pós-graduação no nível de mestrado, em Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras - públicas e privadas.

A meta central é fornecer a capacitação necessária para que o estudante possa contribuir com o desenvolvimento de seu país. O programa é administrado conjuntamente pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), Departamento Cultural (DC/MRE) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC).

A seleção será efetuada pela Chamada CNPq Nº 025/2013, com o intuito de aprimorar a qualificação de professores universitários, pesquisadores, profissionais e graduados do ensino superior. Serão priorizados os países que apresentem candidatos no âmbito dos programas nacionais de desenvolvimento socioeconômico, acordados entre o Brasil e os países interessados, por via diplomática.

Cerca de 100 bolsas serão financiadas pelo CNPq. No total, foram disponibilizados R$ 3,6 milhões para esta ação. Já a passagem aéreade retorno à capital do país de origem ou de residência do estudante será concedida pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Mestrado – As bolsas são direcionadas para a formação acadêmica no nível de mestrado, em qualquer área acadêmica. O benefício será concedido mensalmente pelo CNPq, durante o prazo máximo de 24 meses, improrrogáveis, contados a partir do envio de todos os documentos obrigatórios e implementação da bolsa e do acordo, com valores e normas estabelecidos pelo CNPq.

Os países com os quais o Brasil possui acordos dentro do contexto da chamada são (por ordem alfabética):

África do Sul Angola, Antígua e Barbuda, Argentina, Argélia, Benin, Barbados, Bolívia, Cabo Verde, Camarões, Chile, Colômbia, China, Costa do Marfim, Costa Rica, Cuba, Egito, Gabão, El Salvador, Equador, Gana, Líbano, Guatemala, Guiana, Índia, Marrocos, Haiti, Honduras, Mali, Namíbia, Jamaica, México, Moçambique, Paquistão, Nicarágua, Panamá, Nigéria, República Democrática do Congo, Paraguai, Peru, Quênia, São Tomé e Príncipe, República Dominicana, Suriname, República do Congo, Síria, Trinidad e Tobago, Uruguai, Senegal, Tanzânia, Venezuela, Tailândia, Togo, Timor Leste e Tunísia.


Fonte: Coordenação de Comunicação Social do CNPq






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299