.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1088

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


29/8/2013



Congresso de catálise coloca foco na química sustentável


Quem acompanha os encontros científicos sobre catálise constata que a comunidade dos pesquisadores dedicados a essa área esteve voltada para três temas principais nos últimos anos. A petroquímica, com seu peso de atividade industrial estratégica, a pesquisa em novos materiais e, mais recentemente, a busca de soluções para a química sustentável . "Catálise e sustentabilidade" será, por isso, o foco do 17º Congresso Brasileiro de Catálise, que acontecerá de 15 a 19 de setembro, em Gramado (RS), sob organização da Sociedade Brasileira de Catálise.

Hoje há consenso de que a pesquisa em catálise deve visar mais do que produtividade nos resultados. "Tem que haver também sustentabilidade", nota o professor da UFRGS Roberto Fernando de Souza, presidente do Congresso. A escolha de palestrantes nacionais e internacionais levou em conta as contribuições que oferecem para reflexão sobre a pesquisa de processos químicos sustentáveis. Os cinco participantes internacionais mostrarão linhas de trabalho realizadas na Argentina, China, França, Itália e Suíça. (veja aqui a relação dos palestrantes da reunião)

Biodiesel, biomateriais, e todo um conjunto de novas rotas na busca de alternativas ao combustível fóssil passam a ocupar as atenções do evento. Atualmente a petroquímica tem um terço do espaço que antes detinha na agenda do encontro. "Essa foi a grande guinada dos últimos anos", observa.

O Congresso da SBCat se caracteriza, ao mesmo tempo, pela troca de informações entre pesquisadores e empresas. Entre elas fabricantes da indústria química, como Braskem e Fábrica Carioca de Catalisadores, ligada à Petrobras, e fornecedores de instrumentação. A reunião tornou-se um espaço onde se apresenta o trabalho científico mais recente, que no caso da catálise tem interesse direto para a indústria, explica Fernando de Souza. Além disso é um local onde alunos de graduação e pós-graduação vão assimilar a inovação. A reunião de Gramado abrigará também o 7º Congresso de Catálise do Mercosul, que acontece alternadamente em cada um dos países membros, amplificando a dimensão do evento. O próximo Congresso da SBCat, em 2015, será realizado em Salvador (BA).


Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Imprensa da SBQ)








SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299