.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1089

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


5/9/2013



Congresso da Abrafati mostrará o estado da arte em tecnologia de tintas


Incorporar aos produtos funcionalidades cada vez mais inovadoras tem sido o desafio da pesquisa feita pela indústria de tintas. Essas inovações podem estar na capacidade da tinta de absorver raios solares em menor escala, para reduzir a temperatura do interior do imóvel. Ou de refletir mais intensamente a luz, diminuindo a necessidade de consumo de energia. Ou, ainda, na função de atuar como bactericida, atributo para o qual a nanotecnologia vem dando valiosa contribuição. Na lista de tarefas está também o desenvolvimento de novos processos de fabricação que não gerem resíduos prejudiciais ao meio ambiente.

Mostrar um panorama dessas inovações é o objetivo do Congresso Internacional que será realizado pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas, Abrafati, no dias 16,.17 e 18 de setembro, em São Paulo. São 72 conferências técnicas e cinco sessões plenárias, apresentadas, principalmente, por fabricantes de insumos, responsáveis pela introdução de novos produtos para os três principais segmentos do setor: tintas para o mercado imobiliário, para uso industrial e para a indústria automotiva, informa Gisele Bonfim, gerente técnica e de Assuntos Ambientais da Abrafati.

O catálogo da indústria brasileira de tintas destinadas ao mercado imobiliário, que responde por 60% do faturamento do setor, relaciona uma centena de produtos – não incluídas aí as variações de cor. Embora seja considerada uma indústria que já alcançou a maturidade, apresenta também um quadro em permanente evolução. A transformação de tintas à base de solventes para produtos à base de água vem ocorrendo com rapidez nos últimos anos. Hoje somente 13% dos produtos dessa relação são fabricados com o uso de solventes.

"Neste ano ganham ênfase na programação também as palestras sobre tratamento de efluentes, tanto para a indústria de tintas da construção civil quanto na automotiva", observa a gerente técnica da Abrafati. É um evento, diz ela, com grande participação de químicos, já que essa indústria é uma grande empregadora desses profissionais. Veja aqui a programação.

Evento paralelo ao Congresso, o 3º Seminário Abrafati - RadTech South America, tem como tema a cura por radiação ultravioleta, com especialistas da Europa, Américas e Ásia. A exposição de produtos e tecnologias, que acontece em conjunto com o encontro, contará com a participação de 200 empresas e espera cerca de 20 mil convidados.


Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Imprensa da SBQ)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299