.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1090

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


12/9/2013



Laboratório de Química da Escola Estadual José Veríssimo no município de Magé


Em 06 de setembro de 2013 foi inaugurado em clima de comemoração o Laboratório de Química da Escola Estadual José Veríssimo no município de Magé. Essa nova instalação teve o apoio da FAPERJ no edital 31/2012 "Melhoria do Ensino" através do projeto "A Química como vocação: Basta melhorá-la no ensino médio" coordenado pelo Ex-Presidente da SBQ o Professor Angelo C. Pinto. Além da estruturação do laboratório, o projeto confeccionou kits e cartilhas com experimentos de química, treinamentos de estudantes e a supervisão da disciplina experimental. Durante as obras, o laboratório recebeu novas bancadas, revestimento, pintura, piso, chuveiros de segurança, equipamentos, reagentes e vidrarias.

Para prestigiar a inauguração compareceram os Professores Jerson Lima Silva, Diretor Científico da FAPERJ, Hélder Eterno da Silveira, Coordenador-Geral de Programas de Valorização do Magistério da Educação Básica da CAPES, Vitor F Ferreira, Presidente da Sociedade Brasileira de Química, Fernando C. da Silva, Secretário da SBQ-Rio, Cassia Tucci, Diretora do IQ-UFRJ, Angelo C. Pinto, Coordenador do Projeto e Bárbara Vasconcelos, sub-coordenadora do Projeto, além da Diretoria da Escola e membros da Secretaria Estadual de Educação. Foi unanimidade nos discursos que esse novo laboratório atenderá os alunos do ensino médio da região com excelente padrão de qualidade. O novo laboratório terá o nome em homenagem ao professor Joab Trajano Silva, Diretor do IQ-UFRJ recentemente falecido. A importância de um laboratório como este numa escola estadual poderá despertar vocações para a Química, pois por ser uma disciplina de natureza experimental não pode se limitar à sala de aula. O representante da CAPES destacou que a educação é o ingrediente fundamental para o desenvolvimento do país e ele começa no município. O Professor Jerson Lima ressaltou a forte atuação que a FAPERJ vem tendo nos últimos anos no apoio a ciência, tecnologia e inovação no Estado, sem esquecer o apoio à educação em todos os níveis. O Presidente da SBQ destacou a importância da Química para a melhoria da qualidade de vida da população e que o Brasil precisa de mais jovens interessados nessa importante área estratégica para o Brasil.


Fonte: Vitor Francisco Ferreira (Presidente da SBQ)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299