19/9/2013
Rede PCST fará encontro no Brasil em 2014
"Divulgação da Ciência para a inclusão social e o engajamento polÃtico". O tema tem peso crescente na agenda de pesquisadores e docentes e deve, no ano que vem, ganhar destaque com a realização da 13ª Conferência Internacional sobre Comunicação Pública de Ciência e Tecnologia. O evento, que acontecerá de 5 a 8 de maio, em Salvador, vai reunir, além de cientistas, jornalistas, profissionais de museus e centros de ciência, relações públicas e assessores de imprensa.
A Conferência é promovida pela rede PCST (Public Communication of Science and Technology), entidade sediada na Universidade Pompeu Fabra, de Barcelona, na Espanha, e que atua de forma virtual. Pela primeira vez o encontro será realizado na América Latina com a previsão dos organizadores de reunir participantes de 44 paÃses.
Na pauta da reunião o debate sobre as estratégias para que a divulgação do trabalho cientÃfico seja inclusiva, tendo em vista a melhoria de vida das sociedades e de grupos que não têm acesso à informação. Assim com novas formas para motivar as populações e engajá-las na difusão de ciência e tecnologia. Os 550 trabalhos inscritos, além de apresentações orais e pôsteres, incluem atividades diversificadas, como elas peças de teatro, shows e performances.
A Conferência é organizada pelo Museu da Vida, da Fundação Oswaldo Cruz e pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo, Labjor, da Unicamp. E tem como apoiadores, entre outros, o CNPq, e as Fundações de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, Fabesp e de São Paulo, Fapesp.
Entre os conferencistas já confirmados estão Susana Hornig Priest, da Universidade de Washington, editora da Science Communication, publicação voltada para a interface entre os meios de comunicação, público e tecnologias emergentes; Alan Irwin, reitor de Pesquisa da Copenhagen Business School e especialista nas relações entre ciência e público e Ildeu de Castro Moreira, da UFRJ, vencedor do Prêmio José Reis, de divulgação cientÃfica. Veja aqui a programação completa.
Fonte: Carlos Martins (Assessoria de imprensa da SBQ)
|