26/9/2013
I Conferência da Acadêmia Brasileira de Ciências Forenses – 1ª Conforense
Entre 18 e 20 de setembro, no edifÃcio sede da CAPES, em BrasÃlia, a Academia Brasileira de Ciências Forenses (ABDF) realizou sua primeira conferência.
Com apoio da CAPES, Caixa Econômica Federal, Life Technologies e Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais, o evento teve como objetivo principal dar visibilidade ao setor, ~enciaque envolve profissionais das mais diversas áreas de conhecimento.
A presença de importantes nomes do meio acadêmico e pericial trouxe à tona a realidade da ciencia forense no Brasil, e tambem a multidisciplinaridade inerente à profissão, onde, por exemplo, a análise completa de um crime ambiental pode envolver quÃmicos, fÃsicos, engenheiros de produção, geólogos e economistas; tal é o caso em acidentes em plataformas de petróleo. Ou a interação entre cientistas de computação, quÃmicos e contadores, na investigação de um grupo suspeito de sintetizar novas drogas.
Durante o evento ficou evidente a necessidade de desenvolvimento cientÃfico em todas as áreas da ciência forense no paÃs; e também a clara necessidade da interface entre os profissionais da área com a comunidade acadêmica.
Assim, um dos maiores objetivos da ABCF é promover a pesquisa e desenvolvimento nas diversas áreas cientÃficas, com aplicação no âmbito forense, e tambem o incentivo para a criação de uma massa critica de pesquisadores academicos focados em tais assuntos.
Academia Brasileira de Ciências Forenses
Fonte: Marcio Talhavini - PolÃcia Federal
|