.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1092

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


26/9/2013



I Conferência da Acadêmia Brasileira de Ciências Forenses – 1ª Conforense

Entre 18 e 20 de setembro, no edifício sede da CAPES, em Brasília, a Academia Brasileira de Ciências Forenses (ABDF) realizou sua primeira conferência.

Com apoio da CAPES, Caixa Econômica Federal, Life Technologies e Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais, o evento teve como objetivo principal dar visibilidade ao setor, ~enciaque envolve profissionais das mais diversas áreas de conhecimento.

A presença de importantes nomes do meio acadêmico e pericial trouxe à tona a realidade da ciencia forense no Brasil, e tambem a multidisciplinaridade inerente à profissão, onde, por exemplo, a análise completa de um crime ambiental pode envolver químicos, físicos, engenheiros de produção, geólogos e economistas; tal é o caso em acidentes em plataformas de petróleo. Ou a interação entre cientistas de computação, químicos e contadores, na investigação de um grupo suspeito de sintetizar novas drogas.

Durante o evento ficou evidente a necessidade de desenvolvimento científico em todas as áreas da ciência forense no país; e também a clara necessidade da interface entre os profissionais da área com a comunidade acadêmica.

Assim, um dos maiores objetivos da ABCF é promover a pesquisa e desenvolvimento nas diversas áreas científicas, com aplicação no âmbito forense, e tambem o incentivo para a criação de uma massa critica de pesquisadores academicos focados em tais assuntos.

Academia Brasileira de Ciências Forenses


Fonte: Marcio Talhavini - Polícia Federal









SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299