26/9/2013
Simpósio comemora 50 anos do Núcleo de Pesquisas de Produtos Naturais do Rio de Janeiro
A pesquisa brasileira em produtos naturais assinala em sua linha do tempo um fato importante que completa 50 anos, em 2013. A criação do NPPN, Núcleo de Pesquisa de Produtos Naturais, do Rio de Janeiro, em 1963, é um dos marcos que registra o movimento da universidade em direção à biodiversidade do paÃs. Com curso de mestrado implantado em 1968 e doutorado em 1990, o NPPN consolidou linhas de pesquisa em várias áreas, entre elas as voltadas para fitoquÃmica, quimiossistemática vegetal, atividades biológicas de produtos naturais e metodologias analÃticas.
A localização no Centro de Ciências da Saúde da UFRJ permitiu a expansão de pesquisas interdisciplinares para estudos de bioatividade, de agentes antivirais e imunomoduladores. O campo de atuação engloba a sÃntese e transformação de produtos naturais, ecologia quÃmica, modelagem molecular e espectroscopia. Em 2013, o órgão ganha a condição de Instituto Especializado e passa a chamar-se, em homenagem a seu fundador, Instituto de Pesquisas de Produtos Naturais Walter Mors, IPPN. Esse trabalho, e essa história estarão presentes no Simpósio que a instituição realizará de 27 a 29 de novembro na comemoração dos 50 anos.
A palestra de abertura do encontro será proferida pela professora Maria Kaplan (IPPN-UFRJ). A programação tem também como palestrantes o presidente da SBQ, Vitor Ferreira ( UFF) que vai abordar Uma Jornada na QuÃmica das Naftaquinonas, e a conselheira da entidade Vanderlan Bolzani (UNESP), falando sobre o NuBBE, 15 anos de Pesquisa em Biodiversidade. A grade inclui minicursos, mesa-redonda sobre a interação entre a academia e a indústria farmacêutica, e o lançamento do DVD História, Teoria e Prática da Cromatografia Contracorrente, da professora Gilda Leitão (IPPN-UFRJ). Veja a programação completa aqui.
Fonte: Carlos Martins (Assessoria de imprensa da SBQ)
|