.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1093

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


26/9/2013



Parcerias em CT&I com o Japão podem ser ampliadas, diz embaixador


Aumentar o número de estudantes brasileiros no Japão por meio do programa Ciência sem Fronteiras (CsF) foi um dos temas discutidos nesta terça-feira (1), durante a visita que o embaixador do Brasil no Japão, André Aranha, fez ao ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Marco Antonio Raupp.

Segundo o embaixador, além de estudar nas universidades japonesas, é interessante que os brasileiros também façam estágio nas empresas do país. "Quando o estudante voltar para o Brasil ele vai estar plenamente equipado, inclusive para trabalhar em projetos conjuntos entre os dois países", destacou. "Apesar de um primeiro obstáculo que muitas pessoas vêm que é a questão do idioma, estudar nas mais diferentes universidades do Japão eu acho que é uma oportunidade única"

Para Raupp a possibilidade de estudo e trabalho no por meio do CsF tem que ser explorada. "Aqui, no Brasil, tem muitos descendentes de japoneses que provavelmente têm interesse em estudar lá. A gente tem que estimular, porque esse é mais um instrumento pra fazer cooperação", ressaltou. "Além da questão acadêmica, fazer um estágio em uma empresa japonesa que tenha relação com o Brasil, por exemplo, é uma grande oportunidade".

Durante o encontro, o embaixador também quis garantir que a parceria entre os dois países na área da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) fosse reforçada. "Nossa relação com o Japão é muito tradicional e muito grande nessa área. Mas, na medida em que o Brasil foi se desenvolvendo e novas áreas surgiram, é que nos demos conta que podemos ampliar essa cooperação".

Segundo o ministro, o Brasil só tem a ganhar com a parceria. "O Japão tem muito a nos oferecer, principalmente nas áreas de mar, desastres naturais e mudanças climáticas. Eles são os melhores do mundo."

Embaixador

Em agosto deste ano, o Senado Federal aprovou a indicação de André Aranha para a Embaixada do Brasil no Japão. Nesta quarta-feira (2), ele embarca para o país, onde permanecerá por quatro anos.

O diplomata é graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em 1982, ingressou no curso de preparação de carreira diplomática do Instituto Rio Branco, chegando ao cargo de ministro de primeira classe em 2011.


Fonte: Amanda Mendes – Ascom do MCTI






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299