.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1094

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


10/10/2013



SBQ elabora projeto de mestrado profissional; tema será discutido na reunião de coordenadores dos cursos de graduação

O grupo de trabalho formado pelo Presidente da SBQ, Vitor Ferreira e pelos ex-presidentes Ângelo da Cunha Pinto, César Zucco e Jailson B. de Andrade, está elaborando as bases para o projeto de mestrado profissional em Química, que atenderá às atuais necessidades do país nesse campo de formação superior. O projeto deverá contar com a colaboração de Professores e de instituições de ensino, convidados a participar de sua elaboração, de forma a ganhar amplitude e representatividade, explica Jailson B. de Andrade.

O mestrado profissional será também debatido no 9º Encontro de Coordenadores de Cursos de Graduação em Química, que será realizado em 29 de outubro, em São Paulo. Uma tarefa do grupo de trabalho consiste em realizar o levantamento do que a SBQ já produziu sobre formação do Químico. A avaliação desse material, onde há discussões teóricas e conteúdo pedagógico, deverá subsidiar o projeto, observa o professor.

A proposta é que o curso de mestrado seja oferecido na modalidade presencial utilizando também ferramentas de ensino a distância. Nessa concepção, os conteúdos do portal QNInt, Química Nova Interativa, e das revistas Química Nova, Química Nova na Escola e Revista Virtual de Química deverão ser adequados à grade curricular do curso para acesso eletrônico. A proposta supõe também a definição de uma instituição de ensino como sede básica do curso, atuando em rede com outras instituições. Com a filosofia do projeto definida, o grupo será ampliado com a participação de cientistas e educadores que queiram colaborar com a iniciativa.

Fonte: Carlos Martins (Assessoria de imprensa da SBQ))









SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299