.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1095

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


17/10/2013



Parques tecnológicos podem ajudar a melhorar cidades, diz Raupp


O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, abriu, na manhã desta terça-feira (15), a 30ª Conferência Mundial da Associação Internacional de Parques Científicos e Áreas de Inovação e o 23º Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas, em Recife. Ele ressaltou o papel dos parques tecnológicos para o desenvolvimento de soluções que facilitem a vida nas cidades, o principal eixo temático dos encontros.

"Parques tecnológicos são instrumentos importantes para a realização de políticas públicas. No que se refere às cidades, eles podem contribuir com soluções de mobilidade, construções sustentáveis, transporte, tecnologias assistidas e soluções de sustentabilidade em geral que são fundamentais para criar um bom ambiente de vida para os nossos cidadãos", comentou Raupp.

O caráter empreendedor dos parques também foi apontado pelo ministro. "A principal virtude dos parques tecnológicos é a atitude de olhar sempre para o futuro, buscando novas soluções, gerando ambientes altamente positivos. Dessa forma, cria-se um ambiente positivo de bem estar social que causa forte impacto no desenvolvimento da cidade".

A conferência e o seminário seguem até quinta-feira (17), com rodadas de negócios, mesas de debate e palestras. Mais de mil pessoas do Brasil e de 65 países estão presentes no encontro, organizado pela Associação Internacional de Parques Científicos e Áreas de Inovação (Iasp), pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e pelo Porto Digital, com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Participaram da cerimônia de abertura o presidente do Iasp, Rick Weddle, e a presidenta da Anprotec, Francilene Garcia, entre outras autoridades. Do MCTI, também estava presente o secretário executivo, Luiz Antonio Elias.

Estudo

Os parques tecnológicos fazem parte da política nacional de ciência, tecnologia e inovação e integram um dos eixos estruturantes para o desenvolvimento econômico trabalhados pelo MCTI. "Fizemos o levantamento de indicadores que possam indicar quais os impactos gerados na parte da economia em que eles atuam. O que se viu, de modo genérico, para todos os parques, é que para cada R$ 1 investido pelo ministério eles criam R$ 3,6 de negócios", comentou Raupp.

O dado consta no Estudo de Projetos de Alta Complexidade – Indicadores de Parques Tecnológicos, desenvolvido a partir de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do ministério (Setec/MCTI) e o Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB). O documento avaliou dados de 80 iniciativas em diversos estágios, a partir de consulta a gestores das unidades em diversas localidades do país.


Fonte: Guilherme Gatis – Ascom do MCTI






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299